JUSTIÇA: Novo Centro vai solucionar conflitos em Ananindeua

O Cejusc atua em prol da mediação e conciliação de conflitos, ajudando a resolver demandas de maneira mais célere, ao mesmo tempo em que desafoga o Judiciário.

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

Tempo de áudio -


REPÓRTER: 
Após separar-se da mulher, o eletricista Mauro Filho procurou em Belém um Centro Judiciário de Solução de Conflito, Cejusc, para resolver tudo de modo amigável com a ex- esposa, com quem pretende manter uma relação respeitosa e saudável para os filhos do casal.
 
SONORA: Mauro Filho.
 
“A oportunidade que eu estou tendo aqui de estar dizendo para ela o que eu sinto, e ela dizendo o que ela sente pra que a gente possa estar construindo uma estrutura maior, mesmo separado, pra ta lindando com essa questão dos filhos, pra que haja o desenrolar disso tudo respeitosamente”
 
REPÓRTER: Começou a funcionar nesta segunda-feira, 20, o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) da Escola Superior Madre Celeste (Esmac), em Ananindeua. É o sétimo Cejusc do Tribunal de Justiça do Pará (TJPA), em funcionamento no Estado. Os Cejuscs atuam para mediar e conciliar conflitos, tanto pré-processuais como processuais, ajudando a resolvê-los de maneira mais rápida. Coordenadora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos, o Nupemec, que coordena os Cejuscs, a desembargadora Dahil Paraense destaca que qualquer cidadão pode resolver conflitos por meio de um Cejusc.
 
SONORA: Desembargadora Dahil Paraense.
 
Qualquer cidadão que quiser antecipar o litígio, que resolva mais rápido, ele vai, procura o advogado dele ou vai lá no Cejusc e a gente tenta a conciliação e a mediação, um acidente de carro, briga de vizinho, qualquer situação que seja passível de conciliação e que eles aceitem.”
 
REPÓRTER: Além do Centro de Conciliação da Esmac, há Cejuscs na Faculdade Metropolitana da Amazônia (Famaz), na Casa da Justiça e Cidadania, no Fórum Cível de Belém, especializado em questões de Família, e no interior do estado, em Santarém, Parauapebas e Paragominas. Segundo a desembargadora Dahil Paraense, o Cejusc é uma ferramenta de pacificação social para a solução dos conflitos pelo diálogo, pelo acordo, da melhor maneira possível. Trata-se de um serviço rápido e gratuito, como ressalta a desembargadora Dahil Paraense.
cleardot
SONORA: Desembargadora Dahil Paraense
 
É um serviço célere, democrático e totalmente grátis. Qualquer pessoa, qualquer cidadão com qualquer pendência pode procurar o Cejusc durante todo o ano”.
REPÓRTER: Durante a inauguração do novo Cejusc, os alunos da Esmac também conheceram a metodologia da Mediação e as formas que o Judiciário do Pará adota para conciliar conflitos, por meio da palestra dos servidores do TJPA, Lucyan Chaves e Maria do Socorro Barros Moraes.  O presidente do TJPA, desembargador Ricardo Ferreira Nunes, destaca que a conciliação é uma forma inteligente de se resolver problemas.
 
SONORA: Desembargador Ricardo Nunes.
 
“A conciliação é uma forma democrática de resolução dos problemas judiciais, as partes têm que estar presentes nas audiências despidas de qualquer sentimento, a fim de que a conciliação se efetive; se efetivada, ganha todo mundo, todos saem ganhando na verdade”.
 
REPÓRTER: O Cejusc atua em prol da mediação e conciliação de conflitos, ajudando a resolver demandas de maneira mais célere, ao mesmo tempo em que desafoga o Judiciário.
 
Reportagem, Storni Jr.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.