JUSTIÇA: Janot denuncia Romero Jucá na Operação Zelotes

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

O Procurador Geral da República, Rodrigo Janot denunciou nesta segunda-feira (21) ao Supremo Tribunal Federal, o senador Romero Jucá (PMDB-RR). Líder do governo no Senado, o peemedebista é acusado de corrupção passiva e lavagem de dinheiro, em denúncia feita a partir de um inquérito da Operação Zelotes. De acordo com essa investigação, em troca de doações eleitorais, Jucá e os deputados Alfredo Kaefer (PSL-PR) e Jorge Côrte Real (PTB-PE) teriam beneficiado o Grupo Gerdau por meio de uma medida provisória. No entanto, ainda não há informações sobre se os deputados também foram denunciados pela PGR.
Ainda nesta segunda, Romero Jucá disse que a denúncia apresentada contra ele é um “ato de despedida” do procurador-geral da República, Rodrigo Janot,.

"Eu estou muito tranquilo contra qualquer denúncia, encaro isso como um ato de despedida do Procurador Geral e quem fala sobre essas questões jurídicas é o meu advogado [Antonio Castro de Almeida Castro, o Kakay]. Não tenho nenhum temor, tenho toda a tranquilidade do mundo e espero que o Supremo analise essas questões, porque vai ver que não há nenhum motivo para isso (denúncia)".

No STF, a operação Zelotes é relatada pelo ministro Ricardo Lewandowski.  O magistrado deve notificar o acusado e levar a denúncia à Segunda Turma do Supremo, à qual caberá decidir se aceita ou não a acusação, que pode tornar Romero Jucá réu na operação.
Além desse inquérito, o peemedebista é alvo de outra investigação da Zelotes no Supremo e responde oito inquéritos da Operação Lava Jato no STF.

De Brasília, João Paulo Machado

Receba nossos conteúdos em primeira mão.