JUSTIÇA: Campanha homenageia e apoia idosos no Pará

Incentivar a solidariedade e melhorar a prestação jurisdicional. Estes são os principais objetivos da programação especial "Ame e Respeite os Idosos", que foi lançado nesta sexta-feira, dia 7. 

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

Tempo de áudio –

REPÓRTER:  O aposentado Carlos Silva sofreu violência psicológica por parte de um filho. O estatuto do idoso o ajudou na garantia de direitos.
 
SONORA: Aposentado Carlos Silva.
 
“Só pelo fato de existir o estatuto já é uma forma de chamar atenção para aparar, se solidário, respeitar e fazer com que os idosos também ocupem seu espaço, seu lugar”.
 
REPÓRTER:   Incentivar a solidariedade e melhorar a prestação jurisdicional. Estes são os principais objetivos da programação especial "Ame e Respeite os Idosos", que foi lançado nesta sexta-feira, dia 7, pela Coordenadoria dos Juizados Especiais do Tribunal de Justiça do Pará, para arrecadação de donativos. Eventos alusivos ao Dia Internacional do idoso, celebrado no dia 1º de outubro, continuarão sendo realizados até 30 de outubro. De acordo com o presidente do Conselho Estadual do Direito dos Idosos, José Eduardo Barbosa Pontes,  é fundamental o papel do Poder Judiciário em parcerias com demais órgãos no combate a violência contra os idosos.
 
SONORA: Presidente do Conselho Estadual do Direito dos Idosos, José Eduardo Barbosa Pontes.
 
“O Ministério da Justiça é o órgão realmente que ele atua na defesa dos direitos da cidadania do modo geral, e a integração desse departamento com os outros entes sociais, como a promotoria, o juizado, as defensorias públicas. É importantíssimo para que juntos a gente com o mesmo objetivo, focados todos no mesmo objetivo, a gente possa melhorar a situação que passa o idoso hoje vitimizado por todo o tipo de violência.
 
REPÓRTER:  A organização da programação especial "Ame e Respeite os Idosos" sugere que sejam doadas fraldas geriátricas, colchões de solteiros, lençol com ou sem elástico, fronhas, luvas para procedimentos, kit higiênicos, toalhas de banhos, além de alimentos não perecíveis. As ações comemorativas têm como base o próprio estatuto do idoso, que em seu artigo terceiro, afirma ser obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público, a responsabilidade de assegurar a pessoas da terceira idade o direito à vida, à saúde, alimentação, educação e demais direitos garantidos por lei. A juíza Silvia Mara Bentes de Souza ressalta que o Juizado Especial do Idoso está sempre à disposição com atendimento preferencial.
 
SONORA: A juíza Silvia Mara Bentes de Souza.
 
“O Tribunal de Justiça então vem chamar e mostrar a sociedade que atente a essa proteção tem a disposição o juizado do idoso que é exatamente para esse atendimento preferencial, um atendimento imediato do idoso no que ele ver violado seu direito.”
 
REPÓRTER:   A doação de donativos poderá ser feita até o dia 24 de setembro. Além de ação solidária, a programação ainda inclui mutirão de audiências de Conciliação, instrução e julgamento; palestras e prestação de serviços de cidadania que será realizada em parceria com o Propaz e Prefeitura de Belém. A lista com os postos de arrecadação está disponível no portal do Tribunal, www.tjpa.jus.br
 
Reportagem, Storni Jr.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.