JUDICIÁRIO: No Pará, projeto agiliza movimentação de processos

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: A Corregedoria das Comarcas da Região Metropolitana de Belém concluiu as atividades do projeto “Renovar” na 3ª Vara Cível e EmpresArial de Belém, reorganizando processos e dando andamento aos que estavam sem movimentação há mais de 100 dias. Coordenadora do “Renovar” e corregedora da Região Metropolitana de Belém, a desembargadora Diracy Nunes destaca que o projeto garante celeridade processual.
 
SONORA: Diracy Nunes, desembargadora e coordenadora do “Renovar” e corregedora da Região Metropolitana de Belém
“É uma forma que foi encontrada, depois de várias pesquisas, para você ter, tanto o escrivão quanto o juiz, conhecimento da situação da unidade, a situação processual, cada processo, a fase de cada um, a data em que ele retornou, as diligências que têm para cumprir. Isso vem de encontro aos anseios do jurisdicionado, porque, com essa organização, com essa prestação, o jurisdicionado também vai ter uma resposta mais rápida”.
 
REPÓRTER: Durante a realização do projeto “Renovar” na 3ª Vara Cível foram arquivados mil 495 processos, contribuindo para a redução da taxa de congestionamento. Foram juntadas duas mil 251 petições, produzidas mil 990 certidões e 444 atos ordinários, além de 900 restaurações de capas de processos danificadas. Entre tramitações externas e internas, houve 14 mil 743 movimentações. Além disso, foram produzidos 637 despachos e 542 sentenças, diminuindo o passivo da unidade judiciária. Para a diretora de secretaria da 3ª Vara Cível e EmpresArial de Belém, Fátima França, a reorganização dos processos facilitou o trabalho.
 
SONORA: Fátima França, diretora de secretaria da 3ª Vara Cível e EmpresArial de Belém
“Para visualizar ficou bem melhor com a numeração na parte externa, porque, como era dentro das caixas e as caixas eram deitadas, a gente tinha que tirar um por um para verificar. Assim não, elas ficaram em pé e com a numeração externa. Assim é mais rápido de a gente localizar”.
 
REPÓRTER: O subcoordenador do projeto “Renovar”, Antônio Carlos Almeida, ressalta que a ação agiliza as atividades do Judiciário.
 
SONORA: Antônio Carlos Almeida, subcoordenador do projeto “Renovar
“Quando a gente vai para a Vara, a gente faz um levantamento estatístico da Vara. Vê quantas petições tem pendentes de juntada, quantos processos estão aguardando remessas para o arquivo, faz o levantamento de toda a Vara, do acervo da Vara, quantos processos estão em tramitação”.
 
REPÓRTER: O Projeto “Renovar” pretende modernizar a estrutura de trabalho nas unidades judiciárias, estabelecendo novos modelos de gestão. O projeto está andamento na 9ª Vara Cível de Belém e também auxiliará a 2ª Vara Cível de Castanhal, a 1ª Vara Cível de Icoaraci, a 3ª Vara Cível de Santa Izabel e outras, conforme cronograma da Corregedoria da Região Metropolitana de Belém.
 
Reportagem, Thamyres Nicolau

Receba nossos conteúdos em primeira mão.