JATEÍ (MS): Cidade registra uma suspeita Zika vírus em gestante

314 gestantes são observadas em todo estado

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER:  O combate ao Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e do vírus Zika continua sendo prioridade em Jateí. Uma grávida está sendo monitorada pela Secretaria Municipal de saúde por apresentar os sintomas da doença, que pode causar microcefalia em bebês. Em todo o estado, 314 gestantes aguardam o resultado do exame que confirma ou descarta a infecção pelo vírus. O neurocirurgião Cid Carvalhaes explica o que é a microcefalia.
 
SONORA: Cid Carvalhaes - neurocirurgião
 
“O crânio desenvolve pouco e, por consequência, o cérebro também desenvolve pouco. E a criança nasce com a cabeça pequena. Isso faz com que ‘aperte’ o cérebro, e o cérebro tenha dificuldade de crescer.”
 
REPÓRTER: O combate ao Aedes em Jateí não se limita à preocupação com o vírus Zika. A cidade tem 16 casos suspeitos de dengue, o que no levantamento da Secretaria de Saúde estadual põe a cidade em um estágio de alta incidência da doença.  Em todo Mato Grosso do Sul, além da capital, Dourados, Ponta Porã e Três Lagoas estão entre os municípios mais afetados pelo mosquito. O estado conta com mais de quatro mil agentes de saúde e endemias que eliminam focos do mosquito e informam a população sobre como se prevenir do transmissor. A maneira mais eficaz para se proteger de todas as doenças transmitidas pelo Aedes é impedindo o nascimento do mosquito. Por isso é importante que as famílias permitam o trabalho dos agentes, além de manter uma rotina de, pelo menos uma vez por semana, eliminar possíveis focos dentro de casa, como lembra o Ministro da Saúde, Marcelo Castro.
 
SONORA: Ministro da Saúde, Marcelo Castro
 
“A nossa sugestão seria o sábado da faxina. A gente escolhendo um dia da semana, de sete em sete dias, você interrompe esse ciclo, você quebra o ciclo. Então o que o Ministério da Saúde está recomendando, é que você escolha um dia da semana, o dia que melhor lhe convier e dedique do seu tempo, 15 minutos.”
 
REPÓRTER: De acordo com o Ministério da Saúde, 70 por cento da população do Aedes Aegypti nasce dentro de casa. Para mais informações sobre dengue, chikungunya e Zika acesse o site  combateaedes.saude.gov.br
 

 

Reportagem, Raphael Costa

Receba nossos conteúdos em primeira mão.