JATAÚBA (PE): Cidade registra 602 suspeitas de dengue e deve intensificar combate ao Aedes aegypti

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Em 2016, Jataúba notificou 602 casos de dengue e um de febre chikungunya, segundo informou a Secretaria de Saúde de Pernambuco. Não foi registrada nenhuma notificação do vírus Zika. Apenas casos de dengue foram confirmados: 492. Todas as doenças são causadas pelo Aedes aegypti.

 
Mesmo com números baixos, as ações de combate ao mosquito devem continuar intensas na cidade. Uma das formas de ajudar a acabar com os criadouros é receber os agentes de saúde quando eles fizeram uma visita a sua casa.
 
 
Os profissionais vistoriam, com cuidado, as dependências dos imóveis e eliminam os possíveis criadouros do Aedes. Além disso, eles orientam você sobre as formas de se prevenir e proteger a sua família. O diretor-geral de Controle de Doenças e Agravos da Secretaria de Saúde de Pernambuco, George Dimech, reforça a importância desse trabalho.
 
 
SONORA: George Dimech, diretor-geral de Controle de Doenças e Agravos da Secretaria de Saúde de Pernambuco
 
 
“É importante que, além de aprender o que são as práticas necessárias para evitar o nascimento e a reprodução do Aedes nas nossas casas, que a gente execute e transforme em rotina essas ações.”
 
 
REPÓRTER: É importante lembrar que a melhor forma de enfrentar o mosquito é não deixá-lo mosquito nascer. Por isso, a recomendação é a de que todas as famílias escolham um dia da
semana para fazer uma limpeza em casa. Cerca de três mil e 500 agentes de saúde e de endemias visitam e fazem a vistoria em imóveis de Pernambuco para eliminar possíveis criadouros do mosquito. Em todo o país, são aproximadamente 266 mil agentes de saúde e quase 50 mil agentes de endemias para fazer esse trabalho preventivo.
 
 
Para saber mais sobre como proteger a sua família das doenças transmitidas pelo Aedes, acesse o site: combateaedes.saude.gov.br.
 
 
Reportagem, Ana Freire

 

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.