JATAÍZINHO (PR): Cidade é prioritária no combate ao Aedes e já registra mais de 130 casos de dengue

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Jataizinho não está dando trégua ao Aedes aegypti. O município, que é vizinho de Assaí, é considerado prioritário pelo Ministério da Saúde, por causa da grande infestação do mosquito, transmissor da dengue, da chikungunya e do vírus Zika. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, 138 pessoas foram confirmadas com dengue e outros 910 casos continuam sendo investigados. O número é considerado alto para a cidade que tem apenas 12 mil e 500 habitantes. É por isso que, em todo o estado do Paraná, cerca de quatro mil agentes de endemias, junto ao Exército e aos agentes comunitários de saúde, visitam diariamente os lares da população para orientar e ajudar a exterminar os criadouros do Aedes.  O Ministro da Saúde, Marcelo Castro, pede que toda a população colabore na guerra contra o mosquito e abra as portas de casa para a vistoria dos agentes de combate ao Aedes.
 
SONORA: Marcelo Castro, Ministro da Saúde
 
“Precisamos continuar fortalecendo as ações de combate ao mosquito para conseguirmos mudar esse quadro. Receba os agentes para as vistorias e fique atento às orientações que eles vão lhe dar para a eliminação dos criadouros do mosquito”.
 
SONORA: Mas não só a dengue está deixando os moradores de Jataizinho alertas. O vírus Zika já contaminou cinco pessoas na cidade e também é motivo de preocupação, já que pode causar o nascimento de bebês com microcefalia, uma condição de má-formação cerebral que não tem cura. Por isso, atenção: além de receber os profissionais de combate ao Aedes aegypti, a recomendação é que você escolha um dia da semana para acabar com os possíveis criadouros do inseto dentro de casa, como lembra a coordenadora do Programa de Combate à Dengue do Paraná, Themis Buchmann
 
SONORA: Themis Buchmann, coordenadora Estadual do Programa de Combate à Dengue
 
“A gente precisa, mais do que nunca, reforçar o combate com todos os atores envolvidos. A responsabilidade é nossa e de todos nós. Nós poder público, e nós cidadãos, nas nossas casas. A gente precisa cuidar da nossa casa.”
 
REPÓRTER: Para saber mais sobre as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti e sobre como você pode se proteger acesse o site: combateaedes.saude.gov.br
 

 

Reportagem, Bruna Goularte

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.