JARDIM DO SERIDÓ (RN): Município tem mais de 95% dos casos de Chikungunya confirmados

Segundo a secretaria de Saúde do Rio Grande do Norte, Jardim do Seridó registrou cento e trinta e três casos confirmados de Chikungunya das cento e trinta e nove notificações. 

 

 

Salvar imagem

 

LOC: Tudo começou com um desânimo sem motivo, seguido por fortes dores nas articulações dos braços e pernas. E não há um dia sequer em que o Sebastião de Moraes, de 68 anos, não sinta esses sintomas doídos da Chikungunya – doença contraída lá atrás, em fevereiro deste ano. São meses de resistência e Sebastião não entregou os pontos. Continua firme e forte na luta contra os sintomas, trabalhando na secretaria da Paróquia Imaculada Conceição. Mas, as idas ao médico se tornaram constantes e o uso de medicamentos também. As sessões de fisioterapia que o doutor passou até aliviaram as dores, mas Sebastião lamenta: a saúde jamais foi a mesma depois da Chikungunya. 
 
TEC/SONORA: Sebastião de Moraes, secretário da Paróquia Imaculada Conceição, de Jardim do Seridó.

“Em cima dos pés doendo muito. Desde fevereiro, que eu não ando mais com o é equilibrado como eu andava. E eu ainda nem tenho forças nas pernas para subir uma coisa mais alta. Eu não ando mais rápido como eu andava. Ainda hoje, doem muito os ossos dos pés. As dores nos ossos das mãos, dos braços e das outras partes do corpo passaram, mas essa dos pés continua sempre doendo e doendo.”

LOC: Segundo a secretaria de Saúde do Rio Grande do Norte, Jardim do Seridó registrou 133 casos confirmados de Chikungunya das 139 notificações. O Ministério da Saúde orienta que ao sentir os sintomas da doença, deve-se buscar um serviço de saúde para atendimento. Eles são tratados com medicação. Para a febre, paracetamol e para as dores articulares, anti-inflamatórios. Não é recomendado usar o ácido acetil salicílico (AAS) devido ao risco de hemorragia. Recomenda-se repouso absoluto ao paciente, que deve beber bastante líquido para hidratação. O Sebastião, como vítima da Chikungunya, tem um recado para todos os moradores de Jardim do Seridó.
 
TEC/SONORA: Sebastião de Moraes, secretário da Paróquia Imaculada Conceição, de Jardim do Seridó.
 
“Eu faço esse apelo para que todos procurem cuidar de evitar lixo, água parada e terem todos esses cuidados. Porque esse mosquito é terrível. Só quem teve uma dessas doenças, como eu tive a Chikungunya, pode dizer realmente o quanto sofre com essa doença. Então, o melhor é a prevenção. Inclusive, aqui na nossa região, muitas pessoas idosas que tinham outras complicações morreram da Chikungunya. Porque quem é são, já fica em uma situação ruim, quanto quem tem outros problemas. Então a prevenção é o melhor remédio, é prevenir e dar todo o apoio a essas campanhas que o governo faz, por meio dos órgãos de saúde para que se evite o mosquito da Dengue, que se evitando o mosquito, se evita a doença.” 
 
LOC: Cuidados simples e de rotina, como limpar casa e quintal, e tampar bem reservatórios de água, podem salvar vidas. Não deixe para eliminar os focos amanhã, pode ser tarde demais. Faça parte desse time contra o mosquito. Saiba mais sobre o transmissor na internet, no endereço saude.gov.br/combateaedes.

 

 

Continue Lendo



Receba nossos conteúdos em primeira mão.