JANUÁRIA (MG): Município segue no combate a febre amarela

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC.: Com mais de 50 mil doses da vacina contra a febre amarela aplicadas, os municípios da regional de saúde de Januária continuam se mantendo longe dos riscos de uma infestação da doença. De acordo com dados da secretaria de Saúde de Minas Gerais, o único caso confirmado de febre amarela na região foi registrado, na própria cidade de Januária, durante o mês de janeiro. A vítima, o pedreiro, Neudimar Antônio Marques, de 40 anos, contraiu a doença no distrito de São Joaquim, mas viajou de ônibus para Brasília, onde acabou falecendo dois dias depois. Desde então, nenhum outro caso de febre amarela foi notificado.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, os critérios de vacinação em Januária são os mesmos onde há surto da doença. As populações que vivem em áreas rurais têm prioridade, como explica a diretora de Vigilância Epidemiológica de Minas Gerais, Janaína Almeida.

TEC./SONORA: Janaína Almeida, diretora de vigilância epidemiológica,

''A gente faz a vacinação da zona rural casa a casa, ou seja, as equipes de saúde, as equipes de atenção primária, os vacinadores, eles vão em todas as casas das pessoas da zona rural, avaliam o cartão de vacinação e diante da avaliação do cartão de avaliação a dose é aplicada, então a zona rural é a prioridade do município''.

LOC.: O ministro da Saúde, Ricardo Barros, garante que não vão faltar doses da vacina para todos os municípios que precisarem. Ele pede aos moradores das áreas de risco que busquem a imunização nos postos de saúde.


TEC./SONORA: Ricardo Barros, ministro da Saúde


“As equipes são qualificadas, a população pode ficar tranquila, procurar os postos de vacinação. As vacinas são guardadas em temperatura adequada. Cada unidade de saúde tem uma capacidade de armazenamento de vacina. Pode acontecer de três ou quatro horas da tarde, aquele estoque acabe, mas no outro dia terá um novo estoque. Não vamos ter problema de abastecimento. Nós não podemos é acondicionar a vacina de forma inadequada, porque senão vamos comprometer essa eficácia. Então está tudo absolutamente sob controle.”

LOC.: E não custa lembrar que a vacina é segura, mas é preciso estar atento às contraindicações para as crianças menores de seis meses, mulheres grávidas e que amamentam, pessoas com problemas de imunodeficiências, alérgicas à ovo de galinha e restrições aos idosos acima de 60 anos.O Ministério da Saúde orienta duas doses da vacina para se proteger da febre amarela por toda a vida. Se o paciente já tomou as duas doses, não há necessidade de tomar a terceira.
Para mais informações sobre a doença, acesse o portal do Ministério da Saúde: www.saude.gov.br. 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.