JAGUARARÍ (BA): Meninas de 11 a 13 anos do município devem tomar a segunda dose contra o HPV

O município de Jaguararí e uma das cidades que não alcançaram a meta para a vacinação contra o HPV no estado. Jaguararí  aplicou a vacina em apenas 30 por cento das meninas de 11 a 13 anos de idade.

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REÓRTER: Situado no centro norte Baiano, o município de Jaguararí e uma das cidades que não alcançaram a meta para a vacinação contra o HPV no estado. Jaguararí  aplicou a vacina em apenas 30 por cento das meninas de 11 a 13 anos de idade, menos da metade da meta estipulada pelo Ministério da Saúde que é de 75 por cento. A campanha contra o vírus HPV está na segunda fase de imunização em todo país. A vacina é dividida em três doses, a segunda e a terceira são tão importantes quanto a primeira vacina, como explica o diretor de Vigilância das Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Cláudio Maierovitch.
 
SONORA: Diretor de Vigilância das Doenças Transmissíveis, Cláudio Maierovitch.
 
"A imunização ela é dada por uma vacina oferecida em três doses, e as três doses são importantes. Então ela é iniciada em meninas aos onze anos de idade. Nós estamos iniciando com meninas de onze a treze anos de idade justamente para alcançar aquelas que já completaram onze anos há mais tempo. Então neste momento da introdução da vacina, isso é um calendário um pouco estendido, porque no futuro nós manteremos apenas a primeira dose aos onze anos de idade. Depois de tomar a primeira dose, ela recebe uma segunda dose de reforço. A dose única ela não é eficaz para produzir a proteção contra o HPV, por isso as duas doses, e uma terceira dose cinco anos depois."
 
REPÓRTER: A imunização contra o HPV é a principal forma de prevenir o câncer do colo do útero, o terceiro tipo de câncer mais comum entre as mulheres no Brasil. As informações são do Instituto Nacional do Câncer que prevê para 2015 mais de mil e 100 novos casos só no estado da  Bahia. Em Jaguararí existem 11 unidades básicas de saúde onde a vacina está disponível. As meninas de 11 a 13 anos devem procurar o posto de saúde mais próximo com o cartão de vacina ou com a carteira de identidade. Para tomar a segunda dose contra o HPV a adolescente não precisa da autorização dos responsáveis.   
 
Reportagem, Henrique Carmo 
 
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.