JACOBINA (BA): Município reduz incidência de infestação do mosquito em quatro anos

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: O município de Jacobina vem na contramão de muitas outras cidades do estado, no que diz respeito ao nível de infestação do mosquito transmissor de Dengue, Zika e Chikungunya. Dados do Ministério da Saúde mostram que, de 2013 para 2016, o nível de infestação caiu de 5,6 para 1,6, tirando a cidade da situação de risco para epidemias, mas ainda permanecendo em situação de alerta. Para o Secretário Estadual de Saúde, Fábio Villas-Boas, o município mostra o resultado de um trabalho integrado entre vários setores do poder público e da população, resultando na expressiva queda dos números.

TEC/SONORA: Fábio Villas-Boas, Secretário Estadual de Saúde

“Existe um trabalho multidisciplinar envolvendo tanto a educação nas escolas de ensino fundamental que visa conscientizar crianças e adolescentes quanto evitar que apareçam criadouros em seu domicílio. Nós temos trabalho de marketing, que consistem na confecção de panfletos e cartazes, propagandas de rádio e TV, conclamando a população a combater o mosquito.”

LOC: Para o secretário, o recado foi bem entendido pela população, que aderiu rápido à convocação de ajuda. Segundo Villas-Boas, quando a população age em conjunto com o poder público, a chance de sucesso é muito maior, como no caso de Jacobina. Ele ressalta que, ainda há muito a ser feito e que a população não deve interromper essa parceria.

TEC/SONORA: Fábio Villas-Boas, Secretário Estadual de Saúde

“O governo não tem braços nem pernas para alcançar todo o território. O governo é capaz de combater focos nas ruas e terrenos baldios, mas intradomicílio, a tarefa fica na responsabilidade das famílias. É fundamental para o êxito do controle do mosquito transmissor dessas doenças ampliar e diversificar a participação de toda a sociedade.”

LOC: A população de Jacobina já mostrou que é capaz de alcançar grandes resultados e transformar o município em uma cidade modelo para o estado da Bahia, exterminando qualquer tipo de chance de proliferação do mosquito que transmite a Dengue, Zika e Chikungunya. Mas ainda há muito para ser feito para tirar o município da situação de alerta. Acesse saude.gov.br/combateaedes e veja as dicas para evitar que o mosquito se reproduza na sua residência.  
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.