ITUIUTABA (MG): Seis bairros da cidade estão vulneráveis à infestação do mosquito da Dengue

Ituiutaba está em estado de alerta para infestação do mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya.

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: Ituiutaba está em estado de alerta para infestação do mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya. De acordo com o último levantamento feito pelo Ministério da Saúde, o índice de infestação do município é de 1,8 por cento. Segundo o coordenador da Vigilância Ambiental em Saúde, Antônio Carlos, este número está acima do que é considerado satisfatório.

SONORA: Coordenador da Vigilância Ambiental em Saúde, Antônio Carlos

“O permitido pelo Ministério da Saúde é até 1% e Ituiutaba ficou com 1,8... 1.8 já é uma situação de risco, a gente está em uma situação de alerta. A gente tem feito os nossos trabalhos... os locais onde os índices deram altos, nenhum indicou fazer mutirões de limpeza, mas sim de eliminação e orientação”.

LOC: O relatório que mede esses índices se chama Levantamento Rápido de Índices para Aedes Aegypti, elaborado a partir de dados fornecidos ao ministério pelos próprios municípios. Ele serve para ajudar os gestores a identificar onde estão concentrados os focos do mosquito, além de revelar quais os principais tipos de criadouros por região. Com base nos resultados, é possível aumentar as ações de prevenção e eliminar pontos de infestação. Os bairros apontados como os mais vulneráveis para a proliferação do mosquito em Ituiutaba são Gerônimo Mendonça, Universitário, Santo Antônio, Camargo, Independência e Pirapitinga. Segundo o Secretário de Saúde de Ituiutaba, Pedro Vieira dos Santos, este trabalho de combate a Dengue, Zika e Chikungunya só vai dar realmente certo se os moradores ajudarem.


SONORA: Secretário de Saúde de Ituiutaba, Pedro Vieira dos Santos

“O morador é o grande ator deste momento. Só ele pode nos ajudar também a minimizar o impacto, ou seja, cada um fazendo monitoramento nos seus lares, nos seus terrenos, evitando qualquer espécie de acúmulo de água para que isto não vá se tornar em um possível criadouro”.

LOC: Em 2016, Ituiutaba registrou três casos de Zika, um de Chikungunya e 2.396 casos confirmados de Dengue. No total, o município conta com quarenta e um agentes de saúde para combater o mosquito. E você? Tem feito a sua parte? A responsabilidade é de todos nós! Lembre-se que cuidados simples e de rotina podem salvar uma vida! Para saber mais sobre as doenças e formas de combate, acesse o site saude.gov.br/combateaedes. 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.