REPÓRTER: Meninas de Ituberá, a vacina contra o HPV é 100 por cento segura e serve para prevenir doenças como o câncer do colo do útero. A profissional da saúde, Isabel Gonçalves, que mora aqui na cidade, não perdeu tempo e levou sua filha adolescente para tomar a vacina. Ela faz um convite especial para os pais e reforça a importância da imunização.
SONORA: Mãe, Isabel Gonçalves
“Eu queria deixar para as mães, que tem filhas dentro da faixa etária, que é para tomar a vacina, que leve sem medo porque, a vacina é segura. Eu trabalho na área de saúde, a minha filha tomou e, eu tenho certeza que a vacina é muito segura e, que todas as mães se conscientizem disso, que a vacina é importante porque, hoje está tendo muitos casos. Então, a vacina vem para prevenir contra a doença. Então, que todas as mães tenham essa consciência de levar suas filhas para tomar a vacina do HPV.”
REPÓRTER: Segundo a secretaria de Saúde municipal, ainda tem vacina suficiente para imunizar todas as meninas de 11 a 13 anos de idade, em Ituberá. Tomar a segunda dose contra o HPV é tão importante quanto a primeira dose. A proteção só será completa ao fim do ciclo de três aplicações. Quem explica melhor é o diretor de Vigilância das Doenças Transmissíveis, do ministério da Saúde, Cláudio Maierovitch.
SONORA: Diretor de Vigilância das Doenças Transmissíveis, do Ministério da Saúde, Cláudio Maierovitch
"A imunização, ela é dada por uma vacina oferecida em três doses e, as três doses são importantes. Então, ela é iniciada em meninas aos 11 anos de idade. Nós estamos iniciando com meninas de 11 a 13 anos de idade, justamente para alcançar aquelas que já completaram 11 anos há mais tempo. Então, neste momento da introdução da vacina, isso é, um calendário um pouco estendido, porque no futuro, nós manteremos apenas a primeira dose aos 11 anos de idade. Depois de tomar a primeira dose, ela recebe uma segunda dose de reforço. A dose única ela não é eficaz para produzir a proteção contra o HPV, por isso, as duas doses e, uma terceira dose cinco anos depois."
REPÓRTER: Atenção, você menina que tem de 11 a 13 anos de idade vá até o posto de saúde mais próximo de casa e tome a segunda dose contra o HPV. Se, você ainda não tomou a primeira dose corra até a unidade de saúde e atualize a vacinação. Para se proteger contra o HPV leve o cartão de vacina ou um documento de identidade e previna-se.
Reportagem, Henrique Carmo