ITIRUÇU (BA): Para tentar aumentar taxa de vacinação contra HPV, município faz conscientização nas escolas

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

TEC: Trilha (BG)
 
LOC: As equipes de saúde do município de Itiruçu estão em mobilização para aplicar a segunda dose da vacina contra o Papiloma Vírus Humano, o HPV, em meninas e adolescentes com idades entre 9 e 11 anos.  A infecção pelo vírus é a principal causa do câncer do colo do útero – doença que mata mais de cinco mil mulheres por ano no País, segundo o Instituto Nacional do Câncer, Inca.Durante a primeira etapa da campanha, este ano, apenas 16 por cento das meninas nesta faixa etária foram vacinadas no município, segundo dados do Ministério da Saúde. Esse número coloca a cidade entre as localidades brasileiras que apresentam os números mais baixos em relação à meta de vacinação contra o HPV estabelecida pelo Ministério, que é de vacinar 80% dessas jovens. E para aumentar as taxas vacinais, a secretaria de saúde de Itiruçu decidiu iniciar uma campanha de conscientização. Com o apoio de professores, médicos e enfermeiros, o município têm promovido palestras nas escolas da zona rural e urbana a fim de esclarecer as famílias sobre a importância da vacinação para o futuro de suas filhas. É o que explica a coordenadora de vigilância epidemiológica do município, Ana Cristina Santos.
 
TEC: Ana Cristina Santos, Coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Itiruçu
 
 “Nos não fizemos ainda nessa segunda dose nas escolas. Só foi disponibilizada a vacina nas unidades de saúde. Antes de iniciar a vacina, a gente reuniu com os pais nas escolas para falar da importância da vacinação. A partir da próxima semana nos vamos estar vacinando nas escolas do município, dentro da faixa etária de 9 a 13 anos.”
 
 
 
TEC: Sobe e Desce (BG).
 
LOC: Segundo a coordenadora de vigilância epidemiológica do município, Ana Cristina Santos, várias famílias não têm levado suas filhas até o posto de saúde, argumentando questões pessoais e religiosas. Além disso, a gestora relata que boatos sobre possíveis efeitos colaterais da vacina também tem preocupado pais, mães e responsáveis. E a mobilização tem recebido apoio da Secretaria de Educação, que também trabalha na conscientização sobre os benefícios da vacina contra o HPV para as futuras mulheres da cidade. A secretária de educação, Roseni Reis Oliveira, afirma que todos os professores do município foram orientados para conversar e explicar aos alunos a importância da vacina para a saúde de cada menina.
 
TEC: Roseni Reis Oliveira, secretária de Educação

“Houve a mobilização da secretaria de educação para que cada professor em suas aulas estiver tirando 10, 20 minutinhos para estar manifestando, falando da importância da vacina para proteger nossas meninas.”
 

 

LOC: Além de todas as escolas municipais e estaduais, a vacinação em Itiruçu continua até o final do ano em todos os cinco postos de saúde do município. A expectativa da secretaria municipal é de que, até o fim de 2015, o número de crianças vacinadas com a primeira dose aumente cerca de 50%. Como a segunda dose só pode ser aplicada seis meses após a primeira, a estimativa é de que até dezembro, 80% das meninas que tomaram a vacina no inicio do ano já estejam protegidas. A vacina contra o HPV foi introduzida no calendário nacional de vacinação no ano passado para atender meninas de 11 a 13 anos de idade. Este ano, o Ministério da Saúde está priorizando a vacinação de crianças e adolescentes de 9 a 11 anos. As meninas e adolescentes com 12 e 13 anos, que ainda não tomaram a primeira ou a segunda dose, também devem procurar as unidades de saúde para atualizarem o cartão de vacinação. A criança ou a adolescente deverá tomar três doses para completar a proteção. Obtenha mais informações sobre a vacina contra o câncer do colo do útero e o HPV em uma unidade básica de saúde e no portal do Ministério da Saúde na Internet, www.saude.gov.br/hpv.

TEC: Encerra trilha (BG).

Receba nossos conteúdos em primeira mão.