ITIRUÇU (BA): Município diminui nível de infestação, mas ainda está em estado de alerta

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: Um levantamento realizado pelo Ministério da Saúde em 2015 mostrou que o município de Itiruçu estava em estado de risco elevado de infestação do mosquito que transmite a Dengue, Zika e Chikungunya. O mesmo levantamento, realizado em 2016, mostrou que o nível caiu para 3,7, e colocou o município na situação de alerta, o que ainda inspira cuidados por parte do poder público. O secretário de saúde do estado, Fábio Villas-Boas, ressalta que a queda se deve à atuação na prevenção tanto da criação do mosquito quanto da sua proliferação, evitando a criação de focos.

TEC/SONORA: Fábio Villas-Boas, secretário de saúde

“Nós temos atuado tanto na prevenção, fazendo conscientização da população para evitar os criadouros, temos atuado no combate ao mosquito em si, e temos atuado nas complicações das arboviroses, sejam elas Zika, Chikungunya ou Dengue.”


LOC: O secretário mostra que a razão da queda nos números não se dá apenas com o trabalho do poder público. Segundo ele, as ações integradas entre as autoridades de saúde e a população de Itiruçu contribuíram para a queda que tirou o município da situação de risco elevado de infestação.

TEC/SONORA: Fábio Villas-Boas, secretário de saúde

“Existe um trabalho multidisciplinar envolvendo tanto a educação nas escolas de ensino fundamental, que visa conscientizar as crianças e adolescentes para evitar que se crie criadouros na região de seu domicílio. Temos ações de marketing, que consistem na confecção de panfletos e cartazes, propagandas de rádio e TV, conclamando a população a combater o mosquito.”


LOC: Itiruçu já deu um grande passo para se tornar um município livre do mosquito que transmite Dengue, Zika e Chikungunya. Com o apoio da população, a tendência é uma queda maior nos números. Participe você também e tome cuidados para que a sua residência não seja um foco de proliferação do mosquito. Acesse saude.gov.br/combateaedes e veja as dicas para tornar a sua cidade mais segura. Ministério da Saúde, Governo Federal.
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.