ITARANTIM (BA): No município, mais de 500 pessoas já foram vacinadas

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC.: Os municípios da microrregião de Itapetinga estão recebendo reforço da vacina contra a febre amarela. Ao todo, quatro localidades são considerados prioritárias: Itarantim, Encruzilhada, Macarani e Maiquinique. A cidade de Itarantim, pela proximidade da divisa com Minas Gerais, recebeu ao longo deste mês, 1.500 doses da vacina. Segundo autoridades de saúde locais, até 20 de fevereiro, 524 pessoas já haviam sido imunizadas. E neste momento, é necessário que todos estejam com um documento muito importante em mãos: o cartão de vacinas. Dene Cássio é atendente comercial da Itaranet, que fica no centro de Itarantim. Ele explica porque é importante guardar o cartão de vacinação.

TEC./SONORA: Dene Cássio, atendente comercial.

“De certa forma, a gente tendo em mão vamos saber qual já foi feita, se a gente está seguindo corretamente, se estamos mantendo em dia com as obrigações, principalmente, com as questões de saúde. Essa é umas importâncias. Uma vez que a gente não tem como comprovar fica a dúvida se temos que realmente que tomar ou não.”

LOC.: Itarantim possui três salas de vacina: uma no centro da cidade, outra no bairro de Cajazeiras, o mais populoso do município, e também na Unidade de Saúde Familiar João César, ao lado do hospital. Se ainda não tomou uma dose da vacina, vá a uma dessas unidades de saúde e se proteja. O Ministério da Saúde recomenda a quem perdeu o cartão de vacinas que procure o serviço de saúde que costuma frequentar para tentar resgatar o histórico. Se não conseguir, é bom tomar a vacina. A diretora de vigilância à saúde de Itapetinga, município sede da microrregião, Lilian Fernandes, garante que é tranquila a situação na cidade em relação à febre amarela.

TEC./SONORA: Lilian Fernandes, diretora de vigilância à saúde.

“Não há motivo para alarme. Porque a vacina da Febre Amarela, já foi implantada no município e no estado há mais de 10 anos. Existe um número de pessoas que ao longo desses mais de 10 anos foram vacinas. Então, de certa forma elas já têm uma imunidade. O controle maior, realmente, tem ser direcionada para os locais que estão acontecendo para que ocorra um bloqueio e que não venha atingir outros municípios e outros estados.”

LOC.: Segundo o Ministério da Saúde, os sintomas iniciais da doença incluem febre que começa de repente, calafrios, dor de cabeça, dores nas costas, dores no corpo em geral, náuseas e vômitos, fadiga e fraqueza. Em casos graves, a pessoa pode desenvolver febre alta, icterícia, que é a coloração amarelada da pele e do branco dos olhos, hemorragia e, às vezes, choque e insuficiência de múltiplos órgãos. Ao sentir esses sintomas procure uma unidade de saúde. Para mais informações acesse saúde.gov.br. Ministério da Saúde, Governo Federal.


 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.