ITAQUI (RS): Município oferece segunda dose da vacina contra HPV em três postos de saúde

Salvar imagem

REPÓRTER: Os posto de Saúde da Vila Cohab, 24 de Maio e o Enio Sayago são os três pontos que oferecem a segunda dose da vacina contra o HPV, em Itaqui. As meninas entre 11 e 13 anos do município devem comparecer a um desses locais para se imunizar contra o vírus. Apenas cinco por cento das garotas nessa faixa etária da cidade receberam a vacinação. A dose é a forma mais segura e eficaz de prevenção contra o HPV. A dona de casa, Rosa Irene Montovan, garante que sabe da importância de prevenir a filha e já levou a jovem para se imunizar.
 
SONORA: Dona de casa, Rosa Irene Montovan
 
“Quando eu fiquei sabendo que ela tinha que tomar a vacina eu não tive dúvidas nenhuma que ela tinha que tomar. E eu queria sempre o melhor, a gente nunca quer o pior para o filho da gente, você sempre procura melhorar. Eu corro muito atrás da saúde. Então, a saúde para mim é em primeiro lugar o resto é depois”.

REPÓRTER: A vacina contra o HPV está desde o ano passado no calendário de vacina do ministério da Saúde. Ela é oferecida de graça.
O secretário de ciência, tecnologia e insumos estratégicos do ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, lembra que antes para ter acesso à imunização às meninas tinham de pagar.  

SONORA: Secretário de ciência, tecnologia e insumos estratégicos do ministério da Saúde, Jarbas Barbosa
 
“A vacina é absolutamente segura, recomendada pela Organização Mundial de Saúde. E precisamos lembrar que antes de ser oferecida gratuitamente pelo SUS uma menina, para se proteger contra o HPV, a família tinha que gastar cerca de 1500 reais. Agora é de graça. É uma vantagem tremenda, para essas meninas, oferecida pelo SUS que as famílias precisam ter a consciência de garantir que essas meninas tenham seu direito a saúde plenamente garantido”.

REPÓRTER: Para que a menina fiquei imune ao vírus é preciso tomar as três doses da vacina contra o HPV. Os três postos de vacinação funcionam de segunda a sexta-feira, das oito da manhã às cinco horas da tarde.
 
Reportagem, Rodrigo Nunes

Continue Lendo



Receba nossos conteúdos em primeira mão.