ITAPUÃ DO OESTE (RO): Saiba identificar um agente de saúde do município e o quê ele carrega na bolsa

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

TEC/SONORA: Marcos Rabelo, agente de saúde de Itapuã do Oeste

“O nosso uniforme aqui é calça de brim verde e jaleco verde. A gente carrega o nosso material aqui: um larvicida e um questionário para entrevistar o morador.”

 LOC: Se o morador de Itapuã do Oeste vir alguém vestido dessa maneira, carregando esse material, batendo na porta, pode abrir porque é um agente comunitário de saúde do município. O agente Marcos Rabelo explica que, após entrar nas residências, o profissional fará uma entrevista e irá procurar focos no quintal.


TEC/SONORA: Marcos Rabelo, agente de saúde de Itapuã do Oeste

 “A gente coloca o endereço da quadra, o nome do morador, e a pergunta é referente à limpeza, né. A gente pede permissão para entrar no quintal para olhar se tem água parada ou algum material, e aí entra a pessoa para fazer a limpeza adequada no local.”

LOC: E de tanto visitar as casas, o agente consegue identificar logo de início os locais mais comuns de se tornarem possíveis criadores do mosquito que transmite a Dengue, Zika e Chikungunya: caixas d’água e caixas de ovos. Por isso, ele pede que a população preste atenção a esses objetos quando for limpar o quintal.

TEC/SONORA: Marcos Rabelo, agente de saúde de Itapuã do Oeste

 “Geralmente a caixa d’agua sem tampa, a gente pede para que o morador tampe, lata no quintal, amassada, caixa de ovos mesmo. Até tampa de refrigerante que a gente encontra, pode ser um criadouro, né.”

LOC: É possível perceber, através dos exemplos dados pelo agente, que até mesmo o menor objeto capaz de reter pouca quantidade de água pode se tornar um criadouro do mosquito, e os agentes de saúde são treinados para identificar situações como essa. Por isso, o Marcos tem um recado para toda a população de Itapuã do Oeste.

TEC/SONORA:Marcos Rabelo, agente de saúde de Itapuã do Oeste

“Pois é, pedindo a colaboração da população em geral, para que ela receba muito bem os agentes de saúde, porque eles estão fazendo um papel de suma importância para a sociedade, então a cooperação da cidade é muito boa.”

LOC: Está nas suas mãos, morador, manter baixos os números de Dengue, Chikungunya e Vírus Zika em Itapoã do Oeste. Fiscalize a sua casa, seja amigo do agente de saúde, pois essas doenças e esse vírus deixam a pessoa de cama por vários dias, sem que ela consiga sequer se levantar. Quer saber como se combate o mosquito? Acesse saúde.gov.br/combateaedes e confira as dicas para evitar a reprodução do mosquito.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.