ITAPUÃ DO OESTE (RO): Município se destaca com apenas 8 casos confirmados de Dengue

Salvar imagem

LOC: Um levantamento da Secretaria Estadual de Saúde de Rondônia mostra que, até novembro, Itapuã do Oeste registrou oito pessoas com Dengue e duas com Chikungunya. Não há nenhum registro de Zika na cidade. Para a secretária municipal de saúde, Rose Lopes, os números são baixos porque a campanha de prevenção junto à população deu resultado.

TEC/SONORA: Rose Lopes, secretária municipal de Saúde de Itapuã do Oeste

“A gente andou combatendo bastante. Fizemos campanhas, batemos de casa em casa, fizemos uma campanha bem bacana. Onde são detectados focos maiores, a gente vai lá e faz uma barreira, para não deixar proliferar demais, porque mosquito, sabe como é, né?”

 LOC: Mas a secretária de saúde Rose Lopes, lembra que apesar dos números baixos, não se pode relaxar no combate ao mosquito, porque é grande o desafio de alertar a população sobre os riscos, principalmente devido à extensa área rural do município. Para isso, a prefeitura conta com o apoio dos meios de comunicação e de 34 agentes comunitários de saúde, na cidade e no campo, disponibilizando informações e promovendo campanhas educativas. 

TEC/SONORA: Rose Lopes, secretária municipal de Saúde de Itapuã do Oeste

 “O município, a zona urbana, é pequena, mas a zona rural é extensa. Quando as agentes comunitárias vão fazer as visitas, elas vão conscientizando, elas tem material de trabalho. Mas a conscientização maior mesmo é feita pelas agentes de saúde e pela rádio, que estamos utilizando. É o nosso trabalho que fazemos no município para divulgação.”

LOC:  Por ser um município pequeno e ter muita vegetação, a secretária alerta que é possível encontrar diversos focos do mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika na cidade e na zona rural. Rose Lopes pede para que cada morador fiscalize a própria casa e, além disso, permita a entrada dos agentes de saúde para verem se há ou não focos do mosquito e para dar dicas de como combatê-los.

TEC/SONORA: Rose Lopes, secretária municipal de Saúde de Itapuã do Oeste

 “Mas se cada um fizer sua parte, cuidar dos focos, não deixar garrafa cheia de água, vaso de plantas, colocar areia, ajudar na manutenção de cada casa, com certeza iria facilitar um pouco mais. Pedir também, quando o guarda de endemia chegar, para olhar sua casa, que você permita, que não proíba ou causa alguma resistência. Que as pessoas aceitem a visita, porque esses guardas de endemia podem estar protegendo você, sua família, seus filhos, ou algum idoso que tenha na casa.”

LOC: Está nas suas mãos, morador, manter baixos os números de Dengue, Chikungunya e Zika em Itapoã do Oeste. Fiscalize a sua casa, seja amigo do agente de saúde, pois essas doenças e esse vírus deixam a pessoa de cama por vários dias, sem que ela consiga sequer se levantar. Quer saber como se combate o mosquito? Acesse saúde.gov.br/combateaedes e confira as dicas para evitar a reprodução do mosquito.

Continue Lendo



Receba nossos conteúdos em primeira mão.