ITAPEBI (BA): Setores sociais participam de ações contra mosquito da Dengue

Salvar imagem

LOC: Itapebi é um dos municípios baianos em situação de alerta de infestação pelo mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya. Dados do Ministério da Saúde mostram que em 2015 o município registrou um índice de 0,7, considerado satisfatório, mas em 2016 esse número subiu para 1,1, já na situação de alerta. Este índice representa a porcentagem de focos do mosquito encontrados nas casas vistoriadas pelo poder público. Preocupados com a possibilidade de infestação na cidade, alguns setores da sociedade se uniram em campanhas contra o mosquito, com o intuito de diminuir os focos de proliferação. Já foram realizadas caminhadas de conscientização com alunos das escolas municipais e até um “faxinaço”, onde a própria população saiu às ruas procurando e destruindo possíveis focos de proliferação. Para o secretário estadual de saúde, Fábio Villas-Boas, não há outra saída para se ter um município livre do mosquito do que a participação da população.

TEC/SONORA: Fábio Villas-Boas, secretário estadual de saúde

“O mosquito é o inimigo número 1 da saúde pública do país, e só a população unida será capaz de derrotar o mosquito. E para derrotá-lo, a forma mais eficaz é evitar que ele nasça, e portanto, temos que combater os locais onde eles estão sendo criados, que são as poças de água parada nas casas e nos terrenos baldios.”

LOC: A população de Itapebi entendeu o recado, e sabe que essa iniciativa não pode parar. Uma cidade unida é muito mais forte do que o mosquito. Quer saber como evitar que você e seus familiares contraiam a Dengue, Zika e Chikungunya? Acesse saude.gov.br/combateaedes e confira as dicas de como transformar a sua casa um local limpo e livre do mosquito. Assim, você irá ajudar não só a sua família, como também o seu bairro e o seu município.
 

Continue Lendo



Receba nossos conteúdos em primeira mão.