ITANHÉM (BA): Quatro mil doses da vacina contra febre amarela já foram aplicadas em moradores da cidade

 Quem ainda tomou uma dose, ainda há mais de mil doses disponíveis nas nove salas de vacinação de Itanhém – a principal delas é a que fica na rua Juraci Magalhães.

Salvar imagem

LOC.: Na Bahia, 45 municípios fazem parte da área de risco permanente da doença. E devido à ocorrência em janeiro do número de casos de febre amarela em alguns estados que fazem divisa com a Bahia, como Minas, por exemplo, 22 cidades baianas recebem reforço da vacina para bloquear a entrada do vírus. Assim como outras cidades do sul baiano, Itanhém faz parte desta ação de combate. Segundo as autoridades de saúde locais, mais de quatro mil doses já foram aplicadas na cidade. Quem ainda tomou uma dose, ainda há mais de mil doses disponíveis nas nove salas de vacinação de Itanhém – a principal delas é a que fica na rua Juraci Magalhães. Quem pretende se imunizar nos próximos dias é a Ana Cláudia Prado. A farmacêutica mora no bairro Leopoldina e acha muito importante que a população de Itanhém mantenha a proteção contra a febre amarela.
 
TEC./SONORA: Ana Cláudia Prado, farmacêutica.
 
“Olha, eu não tomei ainda porque não tive tempo. Mas a minha vence agora este ano mesmo. É muito importante a gente manter tudo certo. Porque previne outros tipos de doenças que possam vir a nos atingir, alguma epidemia que possa ter.”
 
LOC.: A Bahia está investigando nove casos suspeitos de febre amarela. Destes, sete já foram descartados e uma morte está sob investigação. A superintendente de vigilância em saúde de Porto Seguro, município sede da microrregião, Larissa Altoé, destaca que, para atingir o objetivo de impedir a chegada da doença, é necessário que a população e as equipes de saúde trabalhem em conjunto.
 
TEC./SONORA: Larissa Altoé, superintendente de vigilância em saúde.
 
“A gente precisa sim buscar imunização daquelas pessoas que não estão vacinadas. Então, que as pessoas procurem o cartão de vacinas, verifique em casa, procure as unidades de saúde. Procure ver se tem vacina em atraso, a Febre Amarela com duas doses o paciente está imunizado para o resto da vida, o intervalo é de 10 anos. Se o adulto não tomou ele vai tomar uma dose e reforço é só com 10 anos. Então, ele precisa conferir isso no cartão e qualquer dúvida procurar uma unidade de saúde.”
 

LOC.: Quem perdeu o cartão de vacina deve procurar o serviço de saúde que costuma frequentar e tentar resgatar o histórico. Se não conseguir, é melhor tomar a vacina.O Ministério da Saúde informa que os primeiros sintomas são febre que começa de repente, calafrios, dor de cabeça e no corpo em geral, náuseas e vômitos, fadiga e fraqueza. Em casos graves, a pessoa pode desenvolver febre alta, icterícia, que é a coloração amarelada da pele e do branco dos olhos, hemorragia e, às vezes, choque e insuficiência de múltiplos órgãos. Ao sentir esses sintomas procure uma unidade de saúde. Para mais informações acesse o site do Ministério da Saúde: www.saude.gov.br. 

Continue Lendo



Receba nossos conteúdos em primeira mão.