ITABUNA (BA): Santo Antônio recebe mutirão contra a dengue, nesta quarta-feira (9)

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

 

 

TEC: Sobe e Desce BG (jingle utilizado no trio elétrico)

 

REPÓRTER: Atenção, moradores de Santo Antônio! Quando vocês escutarem esse jingle na sua vizinhança, fiquem ligados. Essa é a música tocada pelo trio elétrico que acompanha as equipes de saúde. Eles vão bater de porta em porta para vistoriar possíveis focos do Aedes aegypti, vetor da dengue, Zika e chikungunya. Nesta quarta-feira, de sete e meia da manhã ao meio-dia, um mutirão de quase mil agentes de saúde, servidores da prefeitura e voluntários vai passar pelo bairro, lugar que está entre os mais infestados pelo Aedes, na cidade. O secretário municipal de Saúde, Paulo Bicalho, explica como a atividade acontece.

 

SONORA: Paulo Bicalho, Secretário Municipal de Saúde

 

“Uma vez na semana, fecha-se a secretaria e passa-se a fazer esse trabalho de visitar casa a casa, no dia-a-dia, lá, com a nossa dona de casa, com o chefe de família, fazendo essa divulgação de informação e atualizando os dados.”

 

REPÓRTER: A prioridade das ações é visitar aqueles bairros com maiores índices de infestação do Aedes. De acordo com a secretaria municipal de Saúde, São Caetano, Pedro Jerônimo e Maria Pinheiro, também são locais têm muitos focos do mosquito. A recomendação é que, uma vez por semana, cada família reserve 15 minutos para acabar com possíveis criadouros do vetor. O Ministro da Saúde, Marcelo Castro, ressalta a importância de uma rotina de prevenção.

 

 SONORA: Marcelo Castro, Ministro da Saúde

 

 “O que a gente precisa ter a compreensão é a de que é um trabalho que é duradouro, que nós não vamos eliminar o mosquito de uma hora para outra e que é preciso ser uma ação continuada, rotineira, sistemática.”

 

REPÓRTER: Se você suspeita de locais que podem ser criadouros do Aedes em Itabuna, e que não tenham condições de serem limpos pela população, basta ligar para o Disque-Mosquito e solicitar o serviço de limpeza e inspeção. O número é 3612-8324. Saiba mais na internet, no endereço combateaedes.saude.gov.br

 

Com a colaboração de Bruna Goularte, reportagem, Alexandre Souza

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.