ITABUNA (BA): Profissionais de saúde estão prontos para agir contra a Tuberculose

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: Itabuna, em 2016, teve 123 casos de Tuberculose registrados, sendo a terceira cidade com a maior incidência da doença no Estado da Bahia. Segundo o coordenador de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde, Emerson Luiz Santos, é de extrema importância ficar atento aos sintomas da doença, que são estes.

 

TEC/SONORA: Emerson Luiz Santos, coordenador de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde da Bahia.

 “Febre persistente entre sete e 15 dias, no mesmo horário, no final da tarde, tosse com expectoração, cansaço. Então a gente aconselha que se procure o serviço de saúde para iniciar o tratamento.”

 

LOC: Os hospitais e unidades básicas de saúde do estado estão prontos para atender os pacientes com Tuberculose. Em Itabuna, por exemplo, quando um cidadão é diagnosticado com a doença, o tratamento começa imediatamente. Os profissionais da Secretaria de Saúde vão até o paciente e passam todas as orientações. Deixam claro que o tratamento deve ser feito até o fim.

 

TEC/SONORA: Emerson Luiz Santos, coordenador de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde da Bahia.

 “Que saibam (as pessoas) da importância do tratamento, porque é um tratamento um pouco demorado. Não é iniciou um dia e termina rápido. O paciente deve ser acompanhado, no mínimo seis meses, em média.”

 

 

LOC: A tuberculose tem cura e o tratamento é oferecido de graça pelo SUS. Vale lembrar que se você tosse por três semanas, sentir falta de apetite, febre ou cansaço busque imediatamente a unidade de saúde mais próxima de você. Para mais informações, acesse saude.gov.br. Ministério da Saúde, Governo Federal.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.