ITABUNA (BA): Agentes de combate ao mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya continuam eliminando criadouros

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC.: Duzentos agentes de endemias já iniciaram os trabalhos de eliminação de criadouros do mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya, em Itabuna, segundo a Secretaria Municipal de Saúde. Para o secretário de Saúde da cidade, Vitor Lavinsky, apesar da mudança de prefeito, esse tipo de atividade não pode ser interrompida. Até porque, só no ano passado, foram notificados mais de 19 mil casos de Dengue, cerca de 17 mil de Zika e quase 14 mil e seiscentos de Chikungunya. Por isso, o secretário pede à população de Itabuna que colabore com as equipes de saúde e entre na luta contra o mosquito.

TEC./SONORA: Vitor Lavinsky, secretário Municipal de Saúde


“Eu gostaria de convocar toda a população para nos ajudar nesse combate ao mosquito. E essa briga não é nossa enquanto prefeitura, enquanto secretaria de saúde, é de todos nós. Se cada um se conscientizar da importância que temos com a saúde coletiva, com a vida do próximo, com certeza nós vamos conseguir vencer essa luta.”

LOC.: Ainda de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, em Itabuna, Califórnia, bairro de Fátima e Santo Antônio, são as localidades que mais sofrem com casos de Dengue, Zika e Chikungunya. A autônoma Edla Lúcia de 57 anos, por exemplo, mora no Santo Antônio e teve Chikungunya. Edla conta que ela e a família foram vítimas do mosquito em um curto espaço de tempo.

TEC./SONORA: Edla Lúcia, autônoma

“Ficamos em cima da cama, eu e meu marido. E na mesma semana caiu o meu irmão doente com os mesmos sintomas. Ficou na mesma situação. E não aliviava não. As dores eram terríveis mesmo. Eu chorava o tempo todo porque era muita dor.”

LOC.: A grande preocupação do Ministério da Saúde neste verão é a Chikungunya. Isso porque poucas pessoas tiveram a doença no ano passado e não estão imunes. José Cerbino, vice-diretor de Serviços Clínicos do Instituto Nacional de Infectologia da Fiocruz, explica o que é a doença e quais são os sintomas dela.

TEC./SONORA: José Cerbino, vice-diretor de Serviços Clínicos do Instituto Nacional de Infectologia da Fiocruz

“O vírus da Chikungunya é um vírus um pouquinho diferente dos outros dois, ele é de uma família diferente, não é um flavivirus. Mas é um vírus muito semelhante e também é transmito pelo mosquito. Então, de novo: ele acontece no mesmo período, nos mesmos locais onde vai acontecer a Zika e a Dengue. A principal característica da Chikungunya é a dor articular, a dor nas juntas. A palavra Chikungunya é uma palavra africana que quer dizer ‘andar recurvado’. E esse andar recurvado é por causa da dor que a pessoa que tem a doença sente. Então é uma doença que também dá febre, que também pode dar manchas pelo corpo, e tem como principal característica a dor e o inchaço nas juntas. Nas mãos, nos pés, nos joelhos. Essa é a principal característica.”

LOC.: Você também pode cooperar com o combate ao mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya, em Itabuna. Basta seguir as orientações dos agentes de endemias que passam na sua casa. Para mais informações sobre o assunto, acesse: saude.gov.br/combateaedes. Ministério da Saúde, Governo Federal.
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.