ITABAIANINHA (SE): Moradores precisam cooperar para acabar com o transmissor da Chikungunya, Dengue e Zika

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

...

LOC: Não deixar água parada em recipientes descobertos. Essa é a orientação básica para evitar a reprodução do mosquito transmissor da Chikungunya, Dengue e Zika. Apesar de em Itabaianinha um grupo de 26 agentes de endemias ensinar, diariamente, a população a combater o mosquito, os moradores da cidade precisam se empenhar mais e cooperar com as equipes da Secretaria Municipal de Saúde. Até porque, só este ano, o município já registrou oito casos prováveis de Chikungunya e cinco de Dengue. No ano passado, as duas doenças foram responsáveis por mais de 560 notificações. Por isso, o coordenador de Endemias, Sérgio Correia pede a todas as esferas dos municípios, e toda a população em geral, para eliminar os criadouros do mosquito.

 TEC/SONORA: Sérgio Correia, coordenador de Endemias.

 “Estamos alertando a população, as escolas, os professores e os órgãos competentes, no tocante ao cuidado e à conscientização no combate ao mosquito. Então, nós pedimos que colaborem com a gente e sempre façam aquela limpeza no seu quintal, na sua área e na sua residência.”

 LOC: Na cidade, nem os agentes de endemias escaparam do mosquito. Carlos Alberto Batista, de 32 anos, por exemplo, foi uma das vítimas. O morador do bairro Guilherme Campos teve Chikungunya e conta que sofreu muito com a doença.

 TEC/SONORA: Carlos Alberto Batista, agente de endemias.

 “Eu fui para o hospital, fui medicado e fiz um exame no laboratório. Com um mês e pouco chegou o resultado e realmente foi conformado que era Chikungunya. Dores insuportáveis, falta de disposição para trabalhar, dores nas pernas e em todo o corpo. Fez um ano em dezembro e, até hoje, infelizmente ainda sinto dor no pé esquerdo, no tornozelo.”

 LOC: O povoado Ilha e o bairro Conveniência são as localidades que mais sofrem com a infestação do mosquito, em Itabaianinha, segundo a Secretaria de Saúde do município. Para saber mais sobre o mosquito e as doenças que ele transmite, acesse: saude.gov.br/combateaedes. 

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.