ITABAIANA (SE): Pit-stop contra Aedes aegypti vai mobilizar motoristas em abril

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Itabaiana continua firme na luta contra o Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e Zika. Para ajudar a conscientizar a população sobre a importância de combater o mosquito, a Secretaria Municipal de Saúde vai fazer, na primeira quinzena de abril, uma mobilização diferente de combate ao mosquito: os agentes de endemias vão se dividir pelos semáforos da cidade e realizar um pit-stop educativo contra o Aedes. Durante a ação, os profissionias vão entregar adesivos para os motoristas colarem nos carros. A Secretária de Saúde de Itabaiana, Andréa Reis, explica como a ação vai acontecer.

                                        

SONORA: Andréa Reis, Secretária Municipal de Saúde de Itabaiana

“Os agentes de endemias estarão em vários semáforos do município, colando adesivos que o município fez, contra o mosquito. ‘Itabaiana contra o mosquito, hashtag pacto pela vida’. Então, a gente vai fazer uma mobilização. Porque aí os carros percorrem o estado, e muitos fora do estado então vão levar informação para a gente combater o Aedes aegypti no nosso município.”

 

REPÓRTER: Mas as ações de Itabaiana não param por aí. Cerca de 230 agentes de saúde e endemias visitam os lares dos moradores, diariamente, para eliminar criadouros do mosquito e orientar a população sobre como exterminar os focos do vetor, de dentro de casa. Até agora, 22 casos de dengue estão sendo investigados, no município. Felizmente, não houve nenhum registro de Zika, vírus que pode causar o nascimento de bebês com microcefalia. Para que nenhum caso aconteça na cidade é preciso que toda a população colabore e realize semanalmente uma rotina de combate ao mosquito. A recomendação é que cada família gaste15 minutos, por semana, para realizar a limpeza, como lembra o Ministro da Saúde, Marcelo Castro.

 

SONORA: Marcelo Castro, Ministro da Saúde

 

“15 minutos por semana, em um dia determinado, para fazer essa limpeza. Fazendo isso ininterruptamente. Isso não pode parar nunca. Até quando nós vamos fazer? Até sempre! Não podemos relaxar.”

 

REPÓRTER: O jeito mais fácil de pegar nenhuma das doenças que o Aedes transmite é não deixar com que ele nasça. Mais informações e outras formas de prevenção podem ser encontradas na internet, no site combateaedes.saude.gov.br

 

Reportagem, Bruna Goularte

Receba nossos conteúdos em primeira mão.