IPIRÁ (BA): Escolas do município realizam ações no combate à Dengue, Zika e Chikungunya.

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: Dados do Ministério da Saúde mostram que a cidade de Ipirá está em situação de risco elevado por infestação do mosquito que transmite a Dengue, Zika e Chikungunya, registrando um índice de 6,3. O mínimo para ser considerado situação de risco é a partir de 3. O estado da Bahia registrou, até o momento, 423,2 casos para cada 100 mil habitantes. Preocupada com o risco no município, Ana Oliveira, diretora da escola Cordeirinho de Jesus, no centro da cidade, implantou ações na escola para que os alunos participem, de maneira intensiva, na luta contra o mosquito.

TEC/SONORA: Ana Oliveira, diretora da escola Cordeirinho de Jesus

“Olha, aqui na escola a gente cata logo tudo que é garrafa, separadamente, passamos de sala em sala conversando com os alunos, também recolhemos todos os pratinhos e copinhos de sorvete que os alunos tomam aqui na escola, fazemos a separação do lixo, não deixamos aberto para evitar a criação do mosquito.”

LOC: A diretora conta que a escola possui, atualmente, 270 alunos, entre três e 12 anos de idade, e que os estudantes a partir dos quatro anos já começam a participar de ações, que variam entre feiras de conhecimento para se aprender mais sobre o mosquito, teatros e mutirões, batendo de porta em porta, explicando sobre os riscos do mosquito.

TEC/SONORA: Ana Oliveira, diretora da escola Cordeirinho de Jesus

“Fizemos uma feira de conhecimento, onde aconteceram apresentações, mostrando para eles como pode combater o mosquito, vestimos fantasias de mosquito nas crianças e eles apresentaram como combater, levamos eles para as ruas, mostrando como combater. Através da secretaria de saúde, nós pegamos informativos e distribuímos.”

LOC: É de suma importância que toda a comunidade faça a sua parte na luta contra o mosquito que transmite a Dengue, Zika e Chikungunya. Os alunos da Escola Cordeirinho de Jesus estão fazendo, ajudando a transformar Ipirá em um município livre do mosquito. Faça a sua parte você também! Acesse saude.gov.br/combateaedes, e confira as dicas para evitar que a sua casa tenha criadouros do mosquito. 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.