IPATINGA (MG): Cidade tem cerca de 7 mil casos suspeitos de dengue e Zika

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Ipatinga está na lista das cidades prioritárias no combate ao Aedes aegytpi, no estado. O mosquito é o transmissor da dengue, chikungunya e do vírus Zika. Segundo a secretaria municipal de Saúde, a cidade registrou cerca de sete mil casos suspeitos de dengue e Zika, apenas neste ano. Em relação à chikungunya, não há casos suspeitos. A prefeitura tem apostado em parcerias com a comunidade para reforçar as ações de combate ao vetor. Já foram realizadas cerca de 50 atividades, como treinamentos, distribuição de materiais educativos e palestras em escolas, igrejas, clubes, empresas e condomínios. Mas para a coordenadora do controle de zoonoses de Ipatinga, Eliane Jarção, a atuação dos moradores, seja dentro de casa ou na vizinhança, ainda é fundamental para a eliminar o Aedes.
https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gif
 
SONORA: coordenadora do controle de zoonoses de Ipatinga, Eliane Oliveira Jarção Lana
 
“Enquanto as pessoas não se conscientizarem que depende delas, a gente vai continuar, infelizmente, com esse vetor aí rodando o Brasil todo. Todo mundo tem que participar.”
 
REPÓRTER: O Ministério da Saúde recomenda que morador reserve pelo menos 15 minutos por semana para eliminar recipientes que possam acumular água, para evitar que o mosquito traga preocupação para sua família e vizinhos. Márcia Almeida mora no bairro Vila Celeste tem esse cuidado. Ela conta os cuidados que tem em casa.
 
SONORA: moradora, Márcia Almeida
 
“Eu tenho planta aqui, o pratinho, se tem algum que eu não tenho com virar, eu coloco areia e a minha caixa é tampada. Comprei uma tela coloquei embaixo da tampa, amarrei e coloquei a tampa por cima, para não correr risco nenhum.”
 
REPÓRTER: Os agentes comunitários de saúde e de endemias continuam a luta contra o Aedes aegypti em Ipatinga. Eles estão realizando visitadas domiciliares nos 100 mil imóveis dos 32 bairros da cidade. Se você, morador de Ipatinga, quiser ajudar no combate ao Aedes, peça a limpeza de casas fechadas ou terrenos abandonados na prefeitura. No número 3829 8383 ou no 3829 8313. A sua participação é fundamental. Saiba mais sobre prevenção e combate ao Aedes no site do Ministério da Saúde, no endereçocombateaedes.saude.gov.br
 

Reportagem, Karina Chagas

Receba nossos conteúdos em primeira mão.