IPATINGA (MG): Apesar de Febre Amarela, moradores não devem se esquecer do mosquito da Dengue, Zika e Chikungunya

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC.: O surto de febre amarela em Minas Gerais está preocupando os moradores de Ipatinga, mas é preciso lembrar de um detalhe: para a febre amarela, há vacina, mas se a doença chegar à cidade, o mosquito que transmite a doença será o mesmo que causa a Dengue, o Zika e a Chikungunya. Dessas três doenças, apenas para a Dengue há vacina, e mesmo assim médicos dizem que ela não é totalmente eficaz.
Por isso, todos os moradores precisam ficar muito atentos. De acordo com a Secretaria de Saúde de Minas Gerais, foram registrados mais de cinco mil casos de Dengue, em Ipatinga, só no ano passado. Desses, cerca de dois mil e 500 foram em fevereiro. Além disso, 65 mulheres que estavam grávidas pegaram Zika, desde o finzinho de 2015 até as primeiras semanas desse ano. O Zika é um vírus que pode provocar a má-formação congênita no cérebro dos bebês, conhecida como microcefalia, como lembra o vice-diretor de Serviços Clínicos do Instituto Nacional de Infectologia da Fiocruz, José Cerbino.

TEC./SONORA: José Cerbino, vice-diretor de Serviços Clínicos do Instituto Nacional de Infectologia da Fiocruz
“E é um quadro que, em geral, é mais brando do que o quadro da infecção aguda de Dengue, mas que em alguns casos pode evoluir também para complicações. No caso da Zika são complicações neurológicas, diferente do quadro da Dengue que é um quadro de complicações circulatórias. E com a Zika a gente tem um problema mais grave que é a questão da transmissão vertical, a transmissão durante a gestação. O que pode ocasionar a más-formações no feto, entre elas a microcefalia”.

LOC.: Mas a Febre Amarela e o Zika não devem ser as únicas preocupações dos moradores de Ipatinga. De acordo com Flávio da Fonseca, professor de pesquisador do departamento de Microbiologia da Universidade Federal de Minas Gerais, tanto a Dengue, quanto o Zika e a Chikungunya são três doenças que têm sintomas muito parecidos. Por isso, é de extrema importância não tomar medicamentos por conta própria e, ao primeiro sinal de sintomas, já procurar um médico.

TEC./SONORA: Flávio da Fonseca, professor e pesquisador do departamento do Microbiologia UFMG.
“Na verdade, clinicamente, os três são muito semelhantes. Então, à priori, os principais sintomas tanto da doença causada pelo vírus Zika, vírus Dengue ou Vírus da Chikungunya se confundem, porque são muito parecidos. Então inclui febre, pode acontecer uma manifestação de mácula na pele, que são aquelas manchas vermelhas, principalmente nos troncos, nos braços. Dor no corpo, que é o que a gente chama de mialgia. Então, todos esses sintomas, são sintomas comuns. A única forma de se dar o diagnóstico correto e preciso, sem correr o risco de errar, é fazendo os testes laboratoriais.”

LOC.: Sandra Ferreira é uma moradora do Iguaçu que se preocupa muito com a situação de infestação do mosquito em Ipatinga. Ela, que é dona de uma floricultura na cidade, viu na própria família as consequências da Dengue.

TEC./SONORA: Sandra Ferreira, moradora

“Lá em casa, o pessoal já teve Dengue. Eu graças a Deus nunca tive. A minha mãe, mas já tem mais de dez anos. O meu pai também. O corpo fica como se estivesse com alergia, cheio de calombos. Dores, dor de Cabeça. Eu peço que a população tenha controle do lixo, de água parada nos pratinhos, mantenha o quintal limpo. Para evitar tanto a Dengue, a Chikungunya, quanto o mosquito da Febre Amarela.”

LOC.: Atualmente, em Ipatinga, 124 profissionais de combate ao mosquito percorrem diariamente as ruas da cidade para eliminar criadouros e orientar a população para que não deixem água parada. Para saber mais sobre como você pode ajudar na batalha contra o mosquito causador da Dengue, Zika e Chikungunya, acesse: saude.gov.br/combateaedes. 
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.