INTERNACIONAL: Temer discursa na ONU, defende diplomacia e diz que impeachment respeitou Constituição

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: O presidente Michel Temer abriu a 71ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), na manhã desta terça-feira (20). Tradicionalmente, o presidente brasileiro é sempre o primeiro a falar no evento. Ao abrir o discurso, Temer comentou sobre as crises e conflitos que têm gerado milhares de refugiados pelo mundo e defendeu uma diplomacia “com os pés nos chão, com sede de mudança”. O presidente também ressaltou a importância da busca pela paz, pelo desenvolvimento sustentável e pelo respeito aos direitos humanos.
 
No final do discurso, Temer reforçou a chefes de Estado do mundo inteiro, que o processo de impeachment que afastou Dilma Rousseff da presidência da republica foi constitucional.
 
SONORA: Michel Temer, presidente da República
“O Brasil acaba de atravessar um processo longo e complexo, regrado e conduzido pelo Congresso Nacional e pela Suprema Corte brasileira, que culminou em um impedimento. Tudo transcorreu, devo ressaltar,  dentro do mais absoluto respeito constitucional”.
 
REPÓRTER: Temer também defendeu, no discurso, que o atual objetivo do Brasil  é retomar o crescimento econômico e voltar a gerar empregos para os trabalhadores.  
 
SONORA: Michel Temer, presidente da República
“Nossa tarefa, agora, é retomar o crescimento econômico e restituir aos trabalhadores brasileiros milhões de empregos perdidos. Temos clareza sobre o caminho a seguir: o caminho da responsabilidade fiscal e da responsabilidade social. A confiança já começa a restabelecer-se, e um horizonte mais próspero já começa a desenhar-se”.
 
REPÓRTER: O tema da 71ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas é  “Os objetivos de desenvolvimento sustentável: um impulso universal para transformar nosso mundo”. Todos os 193 estados-membros da ONU participam do encontro, que é o principal evento político da organização.
 
Reportagem, Bruna Goularte

Foto: Beto Barata/PR

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.