INTERNACIONAL: Governo da Colômbia e Farc assinam acordo de paz

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Depois de quase 50 anos de conflitos armados e de outros quatro de negociações, o governo da Colômbia e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia, as Farc, assinaram um acordo de paz. Ao longo de décadas, os conflitos causaram a morte de milhares de colombianos e deixaram mais de 8 milhões de vítimas no país.
 
Combater o narcotráfico, abandonar a violência, garantir os direitos das vítimas à verdade, à justiça e à reparação são os principais termos do acordo. Estão previstas ainda medidas para ampliar a democracia, promover o desenvolvimento rural e fortalecer a presença do Estado nos territórios antes ocupados pelas Farc.
 
Segundo o governo colombiano, as Farc se comprometeram a deixar todas as armas, a abandonar o narcotráfico e a prática criminosa de sequestro e extorsão. Também garantiram a reparação das vítimas de forma material e mediante a trabalhos e obras de reconstrução que beneficiem as comunidades afetadas pelos conflitos.
 
O acordo prevê o acompanhamento de países e entidades internacionais, incluindo os Estados Unidos, a União Europeia e o Sistema das Nações Unidas.
 
Com informações do governo da Colômbia, reportagem, Raphael Costa. Colaborou Isadora Grespan

Receba nossos conteúdos em primeira mão.