INTERNACIONAL: Brasil busca ampliar relações comerciais com a Rússia

No ano passado, o Brasil exportou para a Rússia, mais de US$1 bilhão em carnes

 

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC.: De acordo com o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, no ano passado, o Brasil exportou para a Rússia mais de US$1 bilhão em carnes suínas, bovinas e de frango, frescas e congeladas. E esta parceria está sendo ampliada. É o que explica o secretário executivo do Ministério da Agricultura, Eumar Novacki.

TEC./SONORA: Eumar Novacki, secretário executivo do Ministério da Agricultura.

"Entendemos que o comércio é uma via de mão dupla. Quem quer vender mais, tem que estar disposto também a comprar. Então, nós estamos abrindo o mercado para o trigo russo, o pescado russo também, em breve, será encontrado nas prateleiras no Brasil e isto demonstra a nossa disposição em avançar. A demonstração de que o relacionamento está sendo construído e está muito melhor foi a postura do governo russo em relação a Operação Carne Fraca. Desde o primeiro momento reafirmaram a confiança no sistema de inspeção federal brasileiro, e também foi um gesto para demonstrar: Olha, nós confiamos no Brasil e queremos melhorar a relação."

LOC.: O comércio entre Brasil e Rússia cresceu mais de 40% nos cinco primeiros meses deste ano em relação ao mesmo período de 2016.

Nesta quarta-feira (21), o presidente Michel Temer irá se encontrar com o presidente russo Vladimir Putin, e serão tratados temas das agendas bilateral e global. Durante a visita, também está prevista a assinatura de acordos entre os dois países relacionados a promoção de comércio, investimentos, intercâmbio cultural e consultas políticas.

 

Reportagem, Cintia Moreira

 

 

 

 

 

 

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.