INFORMATIVO - COMBATE AO MOSQUITO | BAHIA: Cerca de 20 cidades baianas preocupam autoridades de saúde

   

Salvar imagem

 

Os casos de Chikungunya e Zika na Bahia preocupam as autoridades em saúde locais e nacionais. Cerca de 20 municípios são apontados pelo Ministério da Saúde como prioritários no combate ao mosquito transmissor das duas doenças e também da Dengue. 

Na capital Salvador, apenas neste ano, a Vigilância Epidemiológica da cidade notificou 644 ocorrências de Zika e 100 de Chikungunya. Para evitar surtos, a secretaria municipal de Saúde está mobilizada: desenvolve aplicativo de celular que permite a população denunciar focos do mosquito e já montou um esquema especial para o Carnaval. Para a coordenadora da Diretoria da Vigilância em Saúde de Salvador, Dra. Isabel Guimarães, é importante ter os soteropolitanos como “colaboradores” nas ações de combate.

Os municípios do Sul da Bahia, como Buerarama, Itabuna, Porto Seguro, Caravelas e Itabela estão sofrendo com casos de Chikungunya, Dengue e Zika. Histórias como a da  autônoma Edla Lúcia, de Itabuna, são, infelizmente, comuns na região. Toda família, inclusive ela, ficou doente com Chikungunya.

Assim como Salvador e municípios do Sul, também são motivos de atenção: CansançãoIlhéusItaberaba¸ JacobinaJaguarariMairiPiritibaSenhor do BonfimSerrinha e Valença.

E para intensificar as medidas de prevenção ao mosquito, o governo federal vai repassar, ao todo, R$ 12 milhões para todos os municípios baianos até o fim do ano. Fica assim: o governo do estado vai sugerir aos municípios como gastar o dinheiro de forma correta no combate.

Para a superintendente estadual de Vigilância e Proteção da Saúde, Ita de Cássia, esse dinheiro vai servir para colocar mais agentes de controle de endemias nas ruas das cidades baianas.  

Continue Lendo



Receba nossos conteúdos em primeira mão.