IMPEACHMENT: Cunha revela que Dilma negociava troca de votos pela aprovação da CPMF

Eduardo Cunha revelou que Dilma propôs barganha para o deputado André Moura, do PSC-CE na presença do ministro da Casa Civil, Jaques Wagner 

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, do PMDB, do Rio de Janeiro, disse na manhã desta quinta-feira, que a presidente Dilma Rousseff ofereceu votos do PT, favoráveis a ele no conselho de Ética, em troca da aprovação do projeto de Lei que cria a CPMF. Eduardo Cunha é alvo de processo no conselho de Ética da Casa e pode perder o mandato, e nesta quarta-feira, autorizou abertura de impeachment contra a presidente. Eduardo Cunha falou que a presidente mentiu ao dizer em pronunciamento que não teria participado de barganha para livrá-lo do conselho de ética. Ele revela que, o deputado Federal, André Moura, do PSC, de Sergipe, foi o parlamentar que esteve com Dilma para negociar a barganha.  
 
SONORA: presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, PMDB – RJ
 
“Eu quero deixar bem claro aqui. A presidente ontem mentiu a nação quando fez seu pronunciamento. E, ela mentiu quando disse que seu governo e ela não autorizavam qualquer barganha. Porque ontem pela manhã, o deputado esteve com a presidente da República e quis vincular apoio dos deputados do PT à aprovação da CPMF. Isso foi feito com o deputado André Moura, que esteve com ela levado pelo ministro Jaques Wagner. A barganha veio sim proposta pelo governo e eu me recusei a aceitar a barganha”.
 
REPÓRTER: O presidente da Câmara disse ainda, que a barganha proposta por Dilma seria a troca de três votos petistas no conselho de Ética pela aprovação do projeto de Lei que cria a CPMF.
 
SONORA: presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, PMDB – RJ
 
“Daria os três votos do PT no conselho de Ética com comprometimento da aprovação da CPMF. Isso foi colocado claramente pela presidente ao deputado. Eu prefiro, com sinceridade e sempre preferi, que eu não tivesse os votos do PT no conselho”.
 
REPÓRTER: O Palácio do Planalto ainda não se manifestou em relação as novas declarações de Cunha. Na manhã desta quinta, a presidente Dilma Rousseff se reuniu com ministros para avaliar a crise.
 
Reportagem, Cristiano Carlos

 

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.