ILHÉUS (BA): Mosquito transmissor da Chikungunya, Zika e Dengue preocupa moradores do município

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: O mosquito transmissor da Chikungunya, Dengue e Zika ameaça Ilhéus. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, só no ano passado foram notificados mais de quatro mil e quinhentos casos de Chikungunya e registrados mais de dois mil e quinhentos casos suspeitos de Zika. A dona de casa, Adelina Souza, de 53 anos, mora no centro da cidade, foi picada pelo mosquito e teve Chikungunya.

TEC/SONORA: Adelina Souza, dona de casa

“Tive que ir para o hospital, tomar soro. Eu não comia e a febre era muito alta. Fiquei toda inchada. Não podia trabalhar em casa porque não dava.”

LOC: Além dos casos de Chikungunya e Zika, em Ilhéus, só este ano já foram confirmados 20 casos de Dengue. A população deve ficar atenta e cooperar no que for possível para não deixar o mosquito se reproduzir, como pede o coordenador da Vigilância Epidemiológica do município, Gleidson Santana.

TEC/SONORA: Gleidson Santana, coordenador da Vigilância Epidemiológica

“Eu quero pedir a população a maior colaboração possível. Porque não existe forma melhor de combatermos as doenças, a não ser combatendo o mosquito. Todos os depósitos com água parada, que servem para proliferação do mosquito, temos que ter um cuidado redobrado. Na verdade temos que triplicar o cuidado, porque não se trata mais só de Dengue. Agora são três arboviroses: Dengue, Chikungunya e Zika. Então pedimos à população para ter três vezes mais o cuidado que ela já tinha, em questão de controle e combate ao mosquito.”

LOC: Em toda Bahia, só em 2017, foram registrados vinte e um casos suspeitos de Zika, duzentos e nove casos prováveis de Chikungunya e quatrocentos e oitenta e quatro de Dengue. No estado, Itabuna e Buerarema também sofrem com o mosquito e as doenças que ele transmite. Se você encontrar algum lugar de difícil acesso que seja um possível criadouro, entre em contato com a Secretaria Municipal de Saúde, pelo número 3234-2031. Para saber mais, acesse: saude.gov.br/combateaedes. Ministério da Saúde, Governo Federal.
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.