ILHÉUS (BA): Grávidas vão ter nova Caderneta da Gestante com dicas de prevenção ao Aedes

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: As grávidas de Ilhéus, inscritas no Sistema Único de Saúde, o SUS, vão passar a receber a nova Caderneta da Gestante, lançada pelo Ministério da Saúde. O documento é utilizado para registrar consultas, exames e vacinas no período de gestação das mulheres. A nova Caderneta da Gestante traz informações importantes sobre prevenção contra as doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, como o Zika vírus. Em todo estado da Bahia, mais de 223 mil cadernetas vão ser entregues. No documento vai ser possível, tanto a mulher quanto o parceiro, fazer anotações como cuidados importantes durante a gestação, sinais de trabalho de parto, cuidados com recém-nascido e amamentação. A caderneta vai estar disponível em todos os serviços de saúde do município que realizam pré-natal pelo SUS. A coordenadora Geral de Saúde das Mulheres do Ministério da Saúde, Maria Esther Vilela, explica que a nova Caderneta da Gestante vai possibilitar os profissionais em saúde a acompanhar o período de gestação em detalhes.

SONORA: Coordenadora Geral de Saúde das Mulheres do Ministério da Saúde, Maria Esther Vilela

“São informações sobre o Aedes aegypti e a infecção pelo o vírus Zika. tanto a para as mulheres quanto a parte dos profissionais, onde tem um cartão também de acompanhamento da gestação, existe ali um campo especifico para que o profissional se a mulher teve ou está com aquelas manchas vermelhas, identificando uma possível infecção pelo vírus Zika.”

REPÓRTER: Além Ilhéus, Itabuna e Vitória da Conquista também são localidades que sofrem grande infestação do Aedes, na Bahia. Mais de oito mil agentes de saúde e endemias percorrem as ruas de todo o estado para combater o mosquito. Mas, é preciso que a população coopere e abra as portas das casas para a visita dos agentes, como pede o Subsecretário de Saúde da Bahia, Roberto Badaró.

 

SONORA: Roberto Badoró, Subsecretário de Saúde da Bahia

“É necessário que toda a população entenda que é impossível para o agente de saúde combater o mosquito do lado de fora da casa da gente. É necessário que o agente de saúde entre, inspecione, veja onde estão os focos do mosquito. A gente imagina sempre que o mosquito está na rua, está no lixo, está na casa do outro. Não, o mosquito está dentro da nossa casa. É necessário que todos, que cada um faça a sua parte para combater o mosquito.”

REPÓRTER: Cerca de três milhões e duzentas mil novas Cadernetas da Gestante estão sendo impressas e distribuídas em todo o país. De acordo com o Ministério da Saúde, o investimento é de três milhões e 700 mil Reais. Saiba mais na internet. O endereço é: combateaedes.saúde.gov.br

Reportagem, Bruna Goularte

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.