IGAPORÃ (BA): Segunda dose contra HPV não será aplicada nas escolas do município. Meninas devem procurar postos de saúde

Apenas com segunda dose, a imunização é completa. Meninas entre 11 e 13 anos devem procurar unidades de saúde na Vila Fagundes, em Cerquinha, Alto da Varginha, Limeira, Tamboril e Gameleira

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: As escolas de Igaporã, no centro-sul da Bahia, não vão mais oferecer a vacina contra o HPV, em 2015. A aplicação da segunda dose contra o vírus vai continuar nos postos de saúde, mesmo com o retorno das aulas, em fevereiro. A informação é da coordenadora da Vigilância Epidemiológica, do município, Thalita Fernandes Guedes.
 
SONORA: Coordenadora da Vigilância Epidemiológica, do município Thalita Fernandes Guedes
 
“Para segunda dose da vacina, nós optamos por fazer no posto de saúde. Nas escolas foi muito boa a adesão das alunas, porém, o tumulto que gerou então fez com que a gente fizesse essa opção administrando a vacina no serviço de saúde.”  
 
 REPÓRTER: A vacina contra o HPV é a principal forma de prevenir o câncer do colo do útero, uma das doenças que mais mata mulheres no país, segundo o Instituto Nacional do Câncer. A imunização é aplicada em meninas de 11 a 13 anos de idade, distribuída em três doses. É importante que as adolescentes cumpram todas as etapas da vacina, como explica o diretor de Vigilância das Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Cláudio Maierovitch.
 
SONORA: Diretor de Vigilância das Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Cláudio Maierovitch
 
"A imunização, ela é dada por uma vacina oferecida em três doses e, as três doses são importantes. Então, ela é iniciada em meninas aos 11 anos de idade. Depois de tomar a primeira dose, ela recebe uma segunda dose de reforço. A dose única, ela não é eficaz para produzir a proteção contra o HPV, por isso as duas doses e uma terceira dose, cinco anos depois."

REPÓRTER: Meninas de 11 a 13 anos de idade devem procurar o posto de saúde mais próximo para tomar a vacina. Para receber a segunda dose contra o HPV, a adolescente não precisa está acompanhada dos pais, porém, é importante que leve a carteira de identidade ou a caderneta de vacinação como explica a coordenadora, Thalita Fernandes Guedes.

SONORA: Coordenadora da Vigilância epidemiológica do município Thalita Fernandes Guedes
 
“Só precisa levar a caderneta da adolescente, que elas receberam quando elas tomaram a primeira dose da vacina, só para ver se já está no tempo certo realmente de tomar a segunda dose e, para registro também do profissional de saúde. Então, é de suma importância levar a caderneta de vacinação.”

REPÓRTER: As vacinas em Igaporã estão disponíveis no posto do Saúde da Família no Centro e nas unidades dos bairros: Vila Fagundes, Cerquinha, Alto da Varginha, Limeira, Tamboril e Gameleira. O atendimento é de segunda a sexta-feira, de oito da manhã às cinco da tarde.

Reportagem, Henrique Carmo

Receba nossos conteúdos em primeira mão.