IDH: Brasil perde uma posição no ranking do desenvolvimento humano

O Brasil está atrás de países latino-americanos como Argentina, Chile, Uruguai, Cuba e Venezuela

Salvar imagem

REPÓRTER: O Brasil caiu uma posição no ranking mundial de desenvolvimento humano e agora ocupa o 75º lugar entre 188 países analisados pelo relatório da Organização das Nações Unidas, a ONU. O país perdeu uma posição, sendo ultrapassado pelo Sri Lanka, que teve crescimento acelerado no último ano. O IDH mede o desenvolvimento humano por meio de três componentes: a expectativa de vida, a educação e a renda da população de cada país.

Mesmo perdendo uma posição no ranking o IDH brasileiro registrou um pequeno crescimento, passou de 0,752 em 2013 para 0,755 no ano passado. Com a 75° posição, o Brasil fica atrás de países latino-americanos como Argentina, Chile, Uruguai, Cuba e Venezuela. O primeiro lugar no ranking mundial é da Noruega, seguido pela Austrália e pela Suíça. Na última posição está o Niger.
 

De acordo com o relatório, o Brasil registrou melhorias sociais como a esperança de vida ao nascer, que aumentou de 74.2 em 2013 para 74.5 em 2014, e a média de anos de estudo que passou de 7,4 para 7,7 nesse período.

 

Nas últimas décadas, o Brasil tem registrado crescimento no IDH. De 1990 a 2014, o crescimento foi 24,2%, o maior no período entre os países da América do Sul. Em relação à posição no ranking mundial, de 2009 a 2014, o país avançou três posições.

 

Reportagem, João Paulo Machado

Continue Lendo



Receba nossos conteúdos em primeira mão.