ICATU (MA): Município está abaixo da meta de imunização contra o vírus HPV. Apenas 14% das jovens tomaram a vacina

Apenas 14 por cento das adolescentes de Icatu foram vacinadas na segunda fase da campanha contra o HPV. Meta do Ministério da Saúde é que pelo menos 75 por cento das meninas sejam vacinadas.

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: O município de Icatu está com apenas 14 por cento das adolescentes vacinadas, na segunda fase da campanha contra o HPV. A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é de que, no mínimo, 75 por cento das meninas de 11 a 13 anos sejam imunizadas. A vacina protege contra o papilomavírus humano, o principal causador do câncer no colo do útero. O ginecologista, do INCA, Olímpio Neto, garante que, a vacina é segura e não prejudica a saúde das meninas.
 
SONORA: Ginecologista Olímpio Neto

“A vacina, ela não tem problema, não faz mal, os efeitos que ela tem são mais de fundo emocional. Às vezes, tem pacientes que só o fato de aparecer sangue ela desmaia. Esses efeitos que faz, às vezes na imprensa, que poderia ser associados à vacina, não existem. A vacina não dá efeitos colaterais. O máximo que ela dá é a dor local, uma vermelhidão local. Isso aí, todas as vacinas podem produzir esses efeitos.”
 
REPÓRTER: A estimativa do INCA, é que em 2015, aproximadamente novecentas mulheres vão ser diagnosticadas com o câncer no colo do útero, apenas no estado do Maranhão. A vacina é a forma mais eficaz de prevenção. O secretário de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, ressalta a importância em se tomar todas as doses.
 
SONORA: Secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa
 
“Hoje qualquer menina do nosso país pode estar protegida contra o câncer de colo do útero, por isso é importante que as meninas que tomaram a primeira dose, tomem a segunda, a proteção só está completa quando ela toma a segunda dose e, cinco anos depois ela toma o reforço e as meninas de nove a 11 anos, em 2015, começar a vacinar para que a gente tenha a mortalidade por câncer de colo do útero reduzida de forma drástica em nosso país.”
 
REPÓRTER: Meninas que, ainda não tomaram a segunda dose devem procurar o posto de saúde mais próximo com o cartão de vacina ou identidade em mãos. O atendimento ocorre de oito da manhã às cinco da tarde. A partir deste mês, garotas de nove e 10 anos podem entrar na campanha.
  
Reportagem, Lis Cappi

Receba nossos conteúdos em primeira mão.