HUMAITÁ (AM): Meninas entre 11 e 13 anos de idade devem se vacinar contra o vírus HPV

Município registra baixo índice de vacinação na segunda fase da campanha contra o vírus HPV.

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: A população de Humaitá se assustou depois do episódio que aconteceu ano passado em São Paulo, onde meninas reclamaram de efeitos colaterais da vacina contra o HPV. As adolescentes paulistanas se queixaram de tremedeira, dor de cabeça e tonturas depois que tomaram a segunda dose da vacina, mesmo a imunização não ter tido nenhuma relação com esses efeitos adversos. O médico especialista em HPV, Júlio José Maximo Carvalho, explica que qualquer vacina pode ter algum efeito adverso.

SONORA: Médico especialista emHPVJulio José Maximo Carvalho
 
“Para você ter uma ideia, no primeiro ano de idade, as crianças toma aproximadamente 10 vacinas no primeiro ano de idade. E lógico que em todas as vacinas podem ocorrer efeitos colaterais como dor local, febre e as vezes tontura. Então qualquer vacina pode dar e a vacina do HPV também. Na idade da adolescente de 11 a 13 anos, as crianças e os jovens são mais sensíveis a isso, essas partes de dores e injeções”.
 
REPÓRTER: Os moradores de Humaitá não podem esquecer que a vacinação contra o HPV tem três fases. O diretor de Vigilância das Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Cláudio Maierovitch, explica as três etapas.
 
SONORA: Diretor de Vigilância das Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Cláudio Maierovitch.
 
"A imunização ela é dada por uma vacina oferecida em três doses, e as três doses são importantes. Então ela é iniciada em meninas aos onze anos de idade. Nós estamos iniciando com meninas de onze a treze anos de idade justamente para alcançar aquelas que já completaram onze anos há mais tempo. Então neste momento da introdução da vacina, isso é um calendário um pouco estendido, porque no futuro nós manteremos apenas a primeira dose aos onze anos de idade. Depois de tomar a primeira dose, ela recebe uma segunda dose de reforço. A dose única ela não é eficaz para produzir a proteção contra o HPV, por isso as duas doses, e uma terceira dose cinco anos depois”.
 
REPÓRTER: As meninas entre 11 e 13 anos de idade que ainda não tomaram a segunda dose da vacina contra o HPV podem procurar os oito postos de saúde de segunda a sexta-feira, de oito da manhã às cinco da tarde. É importante lembrar que quem ainda não tomou a primeira dose, pode se imunizar a qualquer momento. Quando as adolescentes forem se vacinar, não podem esquecer de levar o cartão de vacinação ou um documento de identidade.
 
Com colaboração de Guilherme Pesqueira. Reportagem, Henrique Carmo

Receba nossos conteúdos em primeira mão.