HPV: Principais cidades amapaenses trabalham para melhorar taxas de vacinação

Salvar imagem

TEC: Trilha (BG)
 
LOC: As equipes de saúde de Macapá, Santana, Oiapoque e Pedra Branca do Amapari, estão em mobilização nas Unidades Básicas de Saúde do SUS para aplicar a segunda dose da vacina e melhorar a cobertura contra o Papiloma Vírus Humano, o HPV, em todas as meninas entre 9 e 11 anos. Na capital, sete das 13 mil jovens do público-alvo procuraram os postos para tomar a segunda dose da vacina, segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Macapá. Diante desse balanço, os agentes de saúde vão passar a vacinar as garotas nas escolas, como explica a coordenadora de Imunização de Macapá, Joserte Cantuaria.
 
TEC: coordenadora de Imunização de Macapá, Joserte Cantuaria
 
“Hoje, o município de Macapá está voltando para as escolas para estar vacinando as meninas que não tomaram a segunda dose e vão ser vacinadas dentro das escolas. Então nos sabemos que elas tomaram a primeira e não tomaram a segunda. Então nos vamos voltar pra dentro das escolas para estar fazendo a segunda dose nessas meninas que ainda não tomaram”
 
TEC: Sobe e Desce (BG)
 
LOC: A infecção pelo vírus HPV é a principal causadora do câncer do colo do útero, doença que mata mais de cinco mil mulheres por ano no país, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer, o Inca. Ainda segundo o instituto, devem aparecer apenas na capital do estado, 40 casos deste tipo de câncer, ainda neste ano. Para proteção completa contra o vírus as meninas entre 9 e 11 anos devem tomar as três doses da vacinação. A primeira agora, a segunda seis meses após e a terceira cinco anos depois da primeira dose. A coordenadora de Imunização, Joserte Cantuaria, conta que o município de Macapá está promovendo palestras para conscientizar as meninas e os pais sobre a importância da vacina contra o HPV.
 
TEC: coordenadora de Imunização de Macapá, Joserte Cantuaria
 
“A gente avisa a escola que a gente tá indo, o corpo docente da escola. A gente faz a palestra com essas meninas, faz essa palestra com os pais. Porque a gente explica para os pais a importância dessa vacina HPV, por que essa adolescente, nessa faixa etária, tem de tomar essa vacina. Após essa sensibilização a gente marca o dia e a equipe vai para fazer a vacina nessas meninas”.
 
LOC: Na segunda maior cidade do estado, Santana, o desafio é superar a baixa taxa de vacinação, na primeira etapa da mobilização. Apenas 40 por cento das meninas entre 9 e 11 anos tomaram a primeira dose, segundo dados do Ministério da Saúde. O mesmo desafio é enfrentado pelas equipes de saúde do terceiro maior município do estado, Oiapoque, que vacinaram apenas 16,79 por cento das meninas receberam a vacina. Já em Pedra Branca do Amapari a primeira fase da vacinação, no começo do ano, atingiu 66 por cento do público-alvo, mais próximo da meta do Ministério da Saúde, que é de proteger contra o HPV 80 por cento das meninas. A vacinação continua até o final do ano nos 18 postos de saúde de Santana. Em nove unidades básicas de Oiapoque e em oito centros de saúde em Pedra Branca do Amapari.
 
TEC: Sobe e Desce (BG).
 
LOC: É importante lembrar que a vacina funciona melhor para aquelas mulheres que ainda não tiveram contato com o vírus, de preferência para aquelas que ainda não tiverem iniciado as atividades sexuais. É por isso que as vacinas são oferecidas apenas para as meninas de 9 a 13 anos de idade, como explica a presidente da Associação Brasileira de Imunização, Isabella Ballalai.
 
TEC: Isabella Ballalai, presidente da Assossiação Brasileira de Imunização.
 
“As meninas com menos de 15 anos, elas respondem muito melhor à vacina, por conta do sistema imunológico delas ser melhor do que o das mais velhas. Então para elas, a gente faz as três doses em cinco anos. Para as mais velhas, e para as mulheres, são necessárias três doses no intervalo de seis meses, em seis meses essa pessoa toma as três doses.”
TEC: Sobe e desce BG.
 
LOC: A vacina contra o HPV foi introduzida no calendário nacional de vacinação no ano passado para atender meninas de 11 a 13 anos de idade. Este ano, o Ministério da Saúde está priorizando a vacinação de crianças e adolescentes de 9 a 11 anos. As meninas e adolescentes com 12 e 13 anos, que ainda não tomaram a primeira ou a segunda dose, também devem procurar as unidades de saúde para atualizarem o cartão de vacinação. Obtenha mais informações sobre a vacina contra o câncer do colo do útero e o HPV em uma unidade de saúde mais próxima de sua casa e no portal do Ministério da Saúde na Internet, www.saude.gov.br/hpv.

TEC: Encerra trilha (BG).
 
 

Continue Lendo



Receba nossos conteúdos em primeira mão.