HPV: Municípios do litoral sul da Bahia não alcançaram meta de vacinação contra o vírus

Garotas de 11 a 13 anos de idade que moram no litoral sul da Bahia devem tomar a segunda dose contra o HPV.

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: O vírus HPV é um das doenças sexualmente transmissível mais comum entre os brasileiros. Dados do ministério da Saúde apontam que mais de 130 mil casos de infecção pelo HPV acontecem a cada ano no país. Para prevenir a contaminação pelo vírus, o Sistema Único de Saúde disponibilizou a vacina contra o HPV. Na Bahia, todos os postos de saúde de todos os municípios, têm vacina suficiente para meninas de 11 a 13 anos de idade, público alvo da vacina. Quem reforça a informação é a coordenadora do programa estadual de imunização na Bahia, Fátima Guirra.
 
SONORA: Coordenadora do programa estadual de imunização da Bahia – Fátima Guirra
 
“Então, é importante que todas as crianças que ainda não tiveram a oportunidade de receber a primeira ou a segunda dose da vacina contra o HPV busque os 417 municípios da Bahia e qualquer unidade básica de saúde, porque tem disponível essa vacina essa vacina quadrivalente para prevenção do câncer de colo do útero e também das lesões anus-genitais”.
 
REPÓRTER: Em todo estado da Bahia apenas 38 por cento das meninas dentro da faixa etária de vacinação já tomaram a segunda dose contra o HPV. A recomendação do ministério da Saúde é de que pelo menos 80 por cento das garotas sejam imunizadas.  No município litorâneo de Mucuri, a vacinação também está baixa, apenas um por cento das meninas já tomaram a vacina. A enfermeira Suelen Santos convida as adolescentes para a vacinação e lembra o horário de funcionamento dos postos de saúde em Mucuri.
 
SONORA: Enfermeira Suelen Santos Saúde - Mucuri
 
“Nós temos o horário de sete e meia da manhã até ao meio dia e, de uma e meia até às cinco, só que a sala de vacina, ela fica disponível até às quatro e meia, porque precisamos guardar as vacinas por causa da temperatura da geladeira, mas a quantidade de vacinas que temos aqui é uma quantidade suficiente e elas podem está vindo aqui.”
 
REPÓRTER: Em Teixeira de Freitas, município que fica a 70 quilômetros de Mucuri, a distribuição da segunda dose contra o HPV também não está satisfatória. Menos de um por cento das meninas de 11 a 13 anos de idade se imunizaram. A enfermeira Rose Dalva Barreto, que cuida da vacinação no município lembra que a dose oferecida nos postos, têm função apenas preventiva e que as meninas dentro da faixa etária de vacinação devem procurar os postos de saúde da cidade.
 
SONORA: Coordenadora do PNI, Rose Dalva Barreto – Teixeira de Freitas
 
“Que realmente essa vacina ela tem um objetivo preventivo. Então, porque a faixa etária e reduzida? Por que realmente a gente sabe que o jovem hoje eles tem tido um contato sexual muito precoce. Então as pessoas tem que entender que a vacina e para prevenir e não para curar para tratar lesões que já estão estabelecidas, porque alguém que já tem uma lesão e toma a vacina esta tirando essa vacina de alguém que ainda não foi exposto ao HPV pela restrição quantitativa da vacina.” 
 
REPÓRTER: A vacina contra o HPV é a principal forma de prevenir doenças relacionadas com o vírus, inclusive o câncer do colo do útero. Se você é menina e tem de 11 a 13 anos de idade, vá ate o posto de saúde mais próximo de casa e se previna. Para tomar a segunda dose não precisa da autorização dos pais, basta levar o cartão de vacina ou um documento de identidade.
 
Reportagem, Henrique Carmo

Receba nossos conteúdos em primeira mão.