HPV: Capital e três grandes cidades capixabas em mobilização para ampliar vacinação contra o vírus

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

TEC: Trilha (BG)
 
LOC: Vitória, Vila Velha, Serra e Cariacica estão em mobilização para ampliar a aplicação da segunda dose da vacina contra o Papiloma Vírus Humano, o HPV, principal responsável pelo câncer do colo do útero, doença que mata mais de cinco mil mulheres por ano no Brasil, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer, o Inca. A meta do Ministério da Saúde e das secretarias municipais de saúde é vacinar, nessas localidades, 80% das meninas e adolescentes com idades entre 9 e 11 anos contra esse vírus. Na capital, onde o Inca estima que devem surgir 30 novos casos de câncer este ano, a expectativa da Secretaria de Saúde é superar a baixa cobertura vacinal registrada na primeira fase da mobilização, quando apenas 41% das jovens receberam a primeira dose da vacina, segundo dados do ministério. A secretária municipal de Saúde de Vitória, Daysi Behning, explica que, para alcançar a meta, as meninas vão ser vacinadas também nas escolas.
 
TEC: Daysi behning, secretária de saúde de Vitória.
 
“Agora nós já estamos iniciando nas escolas a vacinação do HPV, desde que a criança traga a autorização dos pais permitindo, a minha própria filha ela tem 13 anos ela tomou no ano passado as vacinas, ela foi vacinada na escola onde ela estuda aqui no município de Vitória. Fazer esse chamamento para que as mães o pai leve a sua criança até a unidade de saúde ou que o pai autorize a criança ser vacinada na escola.”
 
TEC: Sobe e Desce BG.
 
TEC: A presidente da Sociedade Brasileira de Imunização, Isabela Ballalai, explica que a vacina disponibilizada gratuitamente na rede pública é eficaz na prevenção de um futuro câncer do colo do útero.
 
TEC: Presidente da Sociedade Brasileira de Imunização, Isabela Ballalai
 
“A vacina contra o HPV é uma vacina disponível desde 2007 no mundo inteiro. Existem duas vacinas no Brasil, uma que protege das doenças causadas pelos, seis, 11, 16 e 18 que são tipos de HPV, que é a vacina disponível na rede pública, portanto protege do câncer do colo do útero e das verrugas genitais. E a outra vacina é uma vacina que protege dos tipos 16 e 18 do HPV, portanto, uma vacina que protege do câncer do colo do útero.”
 
TEC: Sobe e Desce BG.
 
TEC: Em Vila Velha – segundo município capixaba mais populoso –, a expectativa da secretaria municipal de saúde é repetir, nesta fase, a cobertura vacinal registrada na primeira etapa. Segundo dados do Ministério da Saúde, cerca de 80% das meninas entre 9 e 11 anos tomaram a primeira dose. Agora, elas precisam retornar aos postos para garantir a segunda dose da vacinação. A médica Infectologista, moradora de Vila Velha e mãe de uma menina, Milene Murad, levou a filha ao posto de saúde para tomar a vacina. Ela convida os outros pais a fazer o mesmo. 
 
TEC: Médica Infectologista, Milene Murad.
 
“É muito importante a vacinação de crianças na faixa etária de nove a 13 anos, porque essa vacina ela previne um dos cânceres mais prevalentes e que mais atinge mulheres em idade fértil que é o câncer de colo de útero. Então vacinando as adolescentes e as crianças nesta faixa etária, a gente vai está evitando uma doença muito grave no futuro diminuindo mortalidade e morbidade por essa doença tão prevalente que é o câncer de colo de útero. Então é muito importante os pais vacinarem, eu já vacinei a minha, eu tenho uma adolescente e já foi vacinada, então todo pai e mãe tem a obrigação de vacinar seu filho para proteger contra essa grave doença que o câncer do colo do útero.”
 
 
TEC: Sobe e Desce BG.
 
LOC: Serra e Cariacica protegeram um pouco mais de 60% das meninas contra o HPV, na primeira etapa da mobilização contra o HPV. Em Serra, a superintendente de Vigilância em Saúde, Kelly Rose Areal, conta que a vacina está disponível nas 40 unidades de saúde da cidade e a vacinação contra o HPV, assim como ocorre em Vitória, vai ser realizada também nas escolas.
 
TEC: Kelly Rose Areal, superintendente de vigilância em Saúde de Serra ES
 
“A gente tem duas estratégias, além da questão da comunicação, de colocar no site, de fazer as conversas em ambientes comunitários, mas a gente tem ação dentro da própria unidade de saúde do município, das 40 unidades que a gente tem aqui no município como também as ações dentro das escolas. Então a gente vai até as escolas fazemos uma reunião, uma sensibilização dessas adolescentes e aí fazemos a atividade, hora dentro da escola, hora essas crianças vão até a unidade de saúde mais próximo e fazem a vacinação.”   
 
LOC: A vacina contra o HPV foi introduzida no calendário nacional de vacinação no ano passado para atender meninas de 11 a 13 anos de idade. Este ano, o Ministério da Saúde está priorizando a vacinação de crianças e adolescentes de 9 a 11 anos. As meninas e adolescentes com 12 e 13 anos, que ainda não tomaram a primeira ou a segunda dose, também devem procurar as unidades de saúde para atualizarem o cartão de vacinação. A criança ou a adolescente deve tomar três doses para completar a proteção. Quem tomou a primeira dose deve agora tomar a segunda dose, administrada seis meses depois da primeira e, a terceira cinco anos após a primeira dose. Obtenha mais informações sobre a vacina contra o câncer do colo do útero e o HPV em uma unidade de saúde mais próxima de sua casa e no portal do Ministério da Saúde na Internet, www.saude.gov.br/hpv.


TEC: Encerra trilha (BG).
 

 

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.