HORTOLÂNDIA (SP): Quase 20 mil imóveis já foram vistoriados no combate ao Aedes aegypti

A meta é visitar 80 mil imóveis, com a ajuda de 400 agentes comunitários

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Cerca de 400 agentes comunitários combatem ao Aedes aegypti em Hortolândia. Quase 20 mil imóveis já foram vistoriados, na cidade. A meta é visitar cerca de 80 mil residências e estabelecimentos. Regina Antônia, de 61 anos, mora na Rua Jerônimo Batista Fabiano, no Jardim Rosolem, bairro integrante da Região Amanda, a mais afetada do município. Ela é confeiteira e conta que teve a visita dos agentes, mas não foi encontrado nenhum foco na casa. 

SONORA: Regina Antônia – confeiteira

“Não deixo pratinho embaixo dos meus vasos, tudo que ponho a água já escorre, não fica parada, e não deixo nada no quintal, nada que possa juntar água.”

REPÓRTER: Além dos agentes comunitários de saúde e endemias, militares do Exército também estão mobilizados no combate ao Aedes, em Hortolândia. Já as imobiliárias têm ajudado na abertura de imóveis fechados para que sejam realizadas as vistorias nos locais. A secretária Municipal de Saúde, Rosana Nascimento, esclarece que a população de Hortolândia está disponível para a entrada dos agentes, mas alerta que é preciso que cada família esteja vigilante no combate ao Aedes dentro de casa.

SONORA: Rosana Nascimento – secretária Municipal de Saúde

“Se cada morador cuidar da sua residência e o poder público cuidar da área pública, nós não teremos uma epidemia.”

REPÓRTER: Nos hospitais e nas Unidades de Pronto Atendimento da cidade, existe um “Dengário”, uma ala com atendimento específico para as pessoas com sintomas da dengue, Zika ou chikungunya. A principal forma de se proteger é impedir que o Aedes nasça, como ressalta o diretor de Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Cláudio Maierovitch.

SONORA: Cláudio Maierovitch, diretor do Departamento de Vigilância de Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde

“O mosquito precisa de água para colocar seus ovos e para que surjam novos mosquitos. Então é importante eliminar qualquer recipiente que contenha água parada.”

REPÓRTER: Em Hortolândia, quem souber de algum foco do Aedes, pode ligar no Centro de Zoonose, pelo número 3897-3312. De acordo com o Ministério da Saúde, 70 por cento da população do Aedes aegypti nasce dentro de casa. Saiba mais na internet, no endereço combateaedes.saude.gov.br.

Reportagem, Ana Freire.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.