HIV/AIDS: Ministério da Saúde e ONU capacitam jovens para atuar no controle social da doença

Os interessados em participar da iniciativa poderão realizar suas inscrições até o dia 8 de março, por meio de formulário eletrônico disponível no site do Ministério da Saúde.

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

Tempo de áudio:

 

REPÓRTER: Nos últimos dez anos, o número de casos de aids entre jovens de 15 a 24 anos cresceu no Brasil. A maior incidência esta entre as pessoas que são gays, travestis, transexuais, profissionais do sexo e usuários de drogas. Pensando em reduzir o número de infectados no país, o Ministério da Saúde e a Organização das Nações Unidas, a ONU, está selecionando jovens nesta faixa etária para capacitação no curso de Formação de Novas Lideranças para o controle social do HIV e aids. Segundo o diretor do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, Fábio Mesquita, os jovens vão ajudar a reduzir o casos de aids nessa parcela da população.

SONORA: diretor do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde – Fábio Mesquita

“O objetivo principal desse treinamento é que a gente qualifique a juventude para que ela possa contribuir a melhorar o Sistema Único de Saúde e melhorar a resposta brasileira à epidemia de aids, particularmente para esta parcela da população. Uma parcela da população que não viveu aquele processo da epidemia de aids na década de 80 e década de 90. Não viu os seus heróis morrerem de aids. Portanto, não se impactou  com a epidemia como a juventude do passado se impactou. Essa juventude tem usado menos camisinha e por conta disso a gente acha que treinar as lideranças, forma gente que possa falar com seus pares, possa ajudar os seus iguais é uma questão importante que pode ser feito nesse momento.”

REPÓRTER: Logo que viu em uma rede social a divulgação do curso de capacitação, o autônomo de 23 anos, Romeu Maurício, que já é militante pela causa LGBT, se interessou em participar do curso.

SONORA: autônomo Romeu Maurício

“Eu, junto com colegas, trabalho com esse público com esse público há um bom tempo, inclusive na organização de paradas LGBT’s e já temos um conhecimento da vulnerabilidade dessa população por inteiro e vendo as possibilidades que cada um tem de se contaminar. Aí, me despertou a vontade imediata de fazer minha inscrição de participar, para que eu possa aprender mais a como levar mais informações a integrantes da comunidade que eu sou integrante e sou um ativista. Então, eu vejo pra mim e para muitos outros jovens que são ativistas, ou não. Ou que participam de algum grupo de risco, uma grande oportunidade.”

REPÓRTER: O curso, que terá carga-horária de 36 horas, é realizado pelo Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde. Os interessados em participar da iniciativa poderão realizar suas inscrições até o dia 8 de março, por meio de formulário eletrônico disponível no site do ministério. O endereço é: www.saude.gov.br

Reportagem, Diane Lourenço

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.