HIDROLÂNDIA (GO): Município vacinou menos de seis por cento das adolescentes de 11 a 13 anos de idade

A vacina contra o HPV é a principal forma de prevenir doenças que tem relação com o vírus, inclusive o câncer do colo do útero. 

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Atenção pais de adolescentes em Hidrolândia, menos de seis por cento das meninas de 11 a 13 anos do município tomaram a segunda dose da vacina contra o HPV. A recomendação do ministério da Saúde é de que pelo menos 80 por cento das meninas sejam vacinadas. A vacina é a principal forma de prevenir varias doenças relacionadas ao vírus HPV, inclusive o câncer do colo do útero. A gerente de imunização do estado de Goiás, Clésia Menezes, convoca todas as meninas dentro da faixa etária para se prevenir do vírus.
 
SONORA: Gerente de imunização do estado de Goiás, Clésia Menezes
 
“É importante que essas crianças antes que tenham contato com o HPV, antes da iniciação sexual, porque ela não teve contato com o HPV, se proteja. E uma vacina segura, ela esta implantada em vários países, ela já estava implantada na rede privada, então a gente orienta sim, clama aos pais e responsáveis a levarem seus adolescentes para a vacinação.”   
 
REPÓRTER: O diretor de Vigilância das Doenças Transmissíveis do ministério da Saúde, Cláudio Maierovitch é especialista no vírus HPV. Ele explica como a vacina funciona dentro do organismo e lembra que a dose é 100 por cento segura.
 
SONORA: Diretor de Vigilância das Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde - Cláudio Maierovitch
 
"A vacina contra o HPV ela não contém vírus, ela não contém bactérias. Ela é uma vacina que contém algumas moléculas, que são agrupadas por um procedimento de biologia, de engenharia genética, que são moléculas que também estão presentes no vírus, justamente para mostrar para o sistema imunológico das pessoas um pedacinho do vírus e ensiná-lo a reagir contra esse pedaço do vírus. Como a vacina não tem vírus e não tem bactérias ela não produz infecção, ela é uma vacina extremamente segura".
 
REPÓRTER: E atenção meninas que moram aqui em Hidrolândia, se você tem de 11 a 13 anos de idade vá ate o posto de saúde e tome a segunda dose contra o HPV. Quem ainda não tomou a primeira dose também deve ir ao posto e atualizar a imunização.
 
Reportagem, Henrique Carmo

 

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.