GURUPI (TO): Núcleo de Hemoterapia de Gurupi precisa de sangue de RH negativo

O estoque de sangue de RH negativo do Núcleo de Hemoterapia de Gurupi está em um nível crítico. Além disso, a unidade se preocupa com o baixo número de pessoas que voltam ao hemocentro para repetir a doação.

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: Yury Ranulpho, de 33 anos, começou a trabalhar muito cedo, aos 12 anos de idade. Uma das experiências profissionais dele, antes de atingir a maioridade, foi na Secretaria do Estado da Saúde do Tocantins, quando observou de perto o drama de pessoas que dependem de doações de sangue. Desde os 18 anos, o servidor público, que mora no bairro Nova Fronteira, em Gurupi, é doador de repetição. Casado e pai recentemente, além de conhecer a importância da doação de sangue, Yury se satisfaz por poder ajudar ainda mais pelo fato de ser doador universal. O sangue dele é O negativo.

TEC/SONORA:
Yury Ranulpho Bezerra Jorge, servidor público.

“Como eu trabalhava na Secretaria do Estado da Saúde, então, como eu acompanhava aquelas pessoas que precisavam de componentes que o sangue possa passar, então desde quando eu comecei a trabalhar, eu tinha aquele negócio: “Não, quando eu fazer 18 anos, eu quero doar sangue, eu quero ajudar o próximo, para salvar vidas’. E o meu sangue é O negativo. É um sangue raro, né?! Ele é um doador universal. E ele só recebe do dele. Mas é bom saber que o meu sangue pode ajudar qualquer pessoa, qualquer tipo sanguíneo pode receber do meu.”

LOC: O estoque de sangue de RH negativo do Núcleo de Hemoterapia de Gurupi está em um nível crítico. Além disso, a unidade se preocupa com o baixo número de pessoas que voltam ao hemocentro para repetir a doação. Segundo a enfermeira responsável pelo setor de captação da unidade, Renata Souza, de janeiro a maio de 2017, o centro de coletas recebeu 1.364 doações. Dessas, 1.158 foram doar pela primeira vez e apenas duzentas e seis doações foram retorno. A enfermeira destaca que os hemocentros precisam da colaboração social para manter os estoques.

TEC/SONORA: Renata da Silva Souza, enfermeira responsável pelo setor de captação de doadores do Núcleo de Hemoterapia de Gurupi (TO).

“Aqui, a nossa realidade, com relação ao sangue de RH negativo, ela se encontra num momento bem crítico, porque o número de doadores que nos procura ainda é muito pequeno. O nosso número de doadores voluntários é muito pequeno. Então, é por isso que nós precisamos estar fazendo: uma busca constante desses doadores, para poder estar mantendo os nossos estoques. Eu acho isso muito importante, levar para a comunidade em geral as necessidades dos hemocentros e a importância que é doar sangue, né?! O sangue é algo que não se fabrica, é algo que não se compra. Nós precisamos de fato desse ato voluntário para poder manter os nossos estoques.”


LOC:
Para doar sangue é preciso ter entre 16 e 69 anos e pesar mais de 50 quilos.  O Núcleo de Hemoterapia de Gurupi está localizado na Rua 14 de Novembro, antiga Rua Um, ao lado do Samu, no Setor Central de Gurupi.  O atendimento é de segunda à sexta, das sete ao meio dia, e aos sábados, das sete às onze horas da manhã. Doe sangue regularmente e ajude quem precisa. O telefone é 3312-2237. Repetindo: 3312-2237. Para mais informações sobre doação de sangue, acesse saude.gov.br/doesangue.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.