GUIA LOPES DA LAGUNA:(MS) Meninas de 11 a 13 anos devem tomar segunda dose da vacina contra o HPV, cidade ainda não atingiu a meta

Apenas 16 por centos das meninas entre 11 e 13 que moram na cidade de Guia Lopes da Laguna estão imunizadas contra o vírus HPV. A meta do Ministério da Saúde para as cidades é de 75 por cento. 

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPORTER: Apenas 16 por centos das meninas entre 11 e 13 que moram na cidade de Guia Lopes da Laguna estão imunizadas contra o vírus HPV. A meta do Ministério da Saúde para as cidades é de 75 por cento. O vírus pode causar o câncer do colo do útero. O tratamento tem eficácia comprovada para proteger mulheres que ainda não iniciaram a vida sexual. O secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, explica porque é importante vacinar as mulheres já na adolescência.  
 
SONORA: Secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa
 
“Essa geração que está sendo vacinada contra o HPV, combinando a vacina contra o HPV com o exame Papanicolau a partir dos 25 anos, pode ser a primeira geração livre de morte por câncer de colo do útero. Por isso as famílias não podem perder essa oportunidade, e não devem dar ouvidos a boatos de redes sociais a boatos que não tem nem comprovação no Brasil ou em qualquer lugar do mundo. Essa vacina é uma vacina cara antes de ser incorporada pelo SUS, hoje qualquer menina do nosso país pode estar protegida contra o câncer de colo do útero.”
 
REPÓRTER: Em 2015, as meninas de nove anos também já podem ser vacinadas contra o vírus HPV. Os pais devem levar as filhas ao posto de saúde que fica na Avenida Visconde de, no centro da cidade. A adolescente deve levar o cartão de vacina. O tratamento é feito em três etapas: A segunda vacina deve ser aplicada seis meses após a primeira, e a terceira, cinco anos após a primeira dose.

Reportagem, Rodrigo Santos

Receba nossos conteúdos em primeira mão.