GUARAPARI (ES): Grávidas vão ter nova Caderneta da Gestante com dicas de prevenção ao Aedes

59 mil cadernetas vão ser distribuídas no estado

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: As grávidas de Guarapari, inscritas no Sistema Único de Saúde, o SUS, vão passar a receber a nova Caderneta da Gestante, lançada pelo Ministério da Saúde. O documento é utilizado para registrar consultas, exames e vacinas no período de gestação das mulheres. A nova Caderneta da Gestante traz informações importantes sobre prevenção contra as doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, como o Zika vírus. Em todo estado do Espírito Santo, mais de 59 mil cadernetas vão ser entregues. No documento vai ser possível, tanto a mulher quanto o parceiro, fazer anotações como cuidados importantes durante a gestação, sinais de trabalho de parto, cuidados com recém-nascido e amamentação. A caderneta vai estar disponível em todos os serviços de saúde do município que realizam pré-natal pelo SUS. A coordenadora Geral de Saúde das Mulheres do Ministério da Saúde, Maria Esther Vilela, explica que a nova Caderneta da Gestante vai possibilitar os profissionais em saúde a acompanhar o período de gestação em detalhes.
 
SONORA: coordenadora Geral de Saúde das Mulheres do Ministério da Saúde, Maria Esther Vilela
 
“São informações sobre o Aedes aegypti e a infecção pelo o vírus Zika. tanto a para as mulheres quanto a parte dos profissionais, onde tem um cartão também de acompanhamento da gestação, existe ali um campo especifico para que o profissional se a mulher teve ou está com aquelas manchas vermelhas, identificando uma possível infecção pelo vírus Zika.”
 
REPÓRTER: Além de Guarapari, Aracruz, Serra e Cariacica estão na lista de municípios com maior índice de infestação do Aedes aegypti. Mais de mil e 200 agentes de saúde e endemias estão percorrendo as ruas do estado. É preciso que a população coopere e abra as portas das casas para a visita dos agentes, como pede a gerente de Vigilância em Saúde da Secretaria Estadual de Saúde, Gilsa Rodrigues
 
SONORA: Gilsa Rodrigues, gerente de Vigilância em Saúde do Espírito Santo
 
“É de extrema importância que todos os moradores permitam a entrada dos agentes, porque ele vai fazer aquela vistoria em todas as possibilidades de encontrar foco. Tratar os focos que são tratáveis, eliminar os focos que são elimináveis, mostrar isso para o morador no sentido de fazer essa educação em loco, educação enquanto está mostrando, não é só uma aula teórica, está mostrando a importância, por isso que precisa é que todos abram a porta para o agente”
 
REPÓRTER: Cerca de três milhões e duzentas mil novas Cadernetas da Gestante estão sendo impressas e distribuídas em todo o país. De acordo com o Ministério da Saúde, o investimento é de três milhões e 700 mil Reais. Reportagem, Raphael Costa.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.