GRAVATÁ (PE): Cidade recebe tocha olímpica em festa nesta terça-feira (1°)

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Gravatá foi a primeira cidade pernambucana a receber a tocha olímpica nesta terça-feira (31). A chama chegou ao município logo cedo, às sete horas da manhã, e foi carregada por diversas personalidades que representam a cultura e o esporte gravataense.  
 
É o caso do professor de capoeira José Vieira, que desde o ano 2000 mantém um projeto social para ensinar o esporte aos moradores idosos. Por causa disso, ele foi um dos escolhidos para participar do revezamento do símbolo olímpico na cidade.   
 
SONORA: José Vieira, professor de capoeira e condutor da tocha
“A terceira idade é um grupo que eu sentia a necessidade de eles praticarem exercício. Então, eu me ofereci, em 2000, a ensiná-los a fazerem capoeira. É um grupo de 26 idosos. As idosas com mais idade têm 84 e 85 anos - são duas irmãs. É um trabalho que eu só tenho a agradecer. Primeiramente, a Deus, pelo dom que ele me deu. Estou sempre ajudando essas pessoas”.
 
REPÓRTER: O ponto de partida do revezamento foi a Via Local, perto do Terminal Rodoviário, às margens da BR-232. De lá, a chama seguiu para a Rua do Norte, passando pela Estácio de Sá, ruas João Pessoa e Cleto Campelo. A tocha também passou pelo Memorial, pela Igreja Matriz e pela Ponte do Comércio, até chegar ao Parque da Cidade, onde foi organizada uma cerimônia para festejar a passagem do símbolo olímpico pela cidade.
 
Depois de deixar a Gravatá, a chama seguiu para Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana de Recife.

Reportagem, João Paulo Machado

Receba nossos conteúdos em primeira mão.